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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2008.tde-12062008-142556
Documento
Autor
Nome completo
Andrea Cristina Filatro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Piconez, Stela Conceicao Bertholo (Presidente)
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Pinto de
Costas, José Manuel Moran
Kenski, Vani Moreira
Nunes, Cesar Augusto Amaral
Título em português
Learning design como fundamentação teórico-prática para o design instrucional contextualizado.
Palavras-chave em português
Aprendizado eletrônico
Design instrucional
E-learning
E-learning 2.0
Educação a distância
Educação de jovens e adultos
IMS Learning Design
Learning Design
Web 2.0
Resumo em português
Esta pesquisa investiga a adequação da abordagem de Learning Design como fundamentação teórico-prática para a contextualização do design instrucional. Partindo da premissa de que o aprendizado eletrônico é um fenômeno multidimensional, a pesquisa analisa as dimensões pedagógica, semântica, tecnológica, do aluno e organizacional, que correspondem aos interesses das diferentes comunidades envolvidas - professores e especialistas em educação, pesquisadores, especialistas em tecnologia, alunos e gestores. Utilizando a abordagem qualitativa de pesquisa e a perspectiva teórico-descritiva, os fundamentos teórico-práticos do Learning Design são cotejados com o estudo de caso do STEA - Sistema Transversal de Ensino-Aprendizagem, desenvolvido no âmbito do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos e Formação Permanente de Professores (NEA) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). O caso contempla todos os processos do sistema de aprendizado eletrônico - do planejamento, design, implementação, execução e avaliação, até a formação e a atualização continuada de professores em serviço, abrangendo também a produção de materiais didáticos e ações complementares de pesquisa acadêmica, sob a perspectiva contextualizada do design instrucional. A pesquisa resultou na confirmação do Learning Design como fundamentação teórica para o design instrucional contextualizado, destacando-se que sua implementação nas práticas pedagógicas nacionais depende do aprimoramento das ferramentas de autoria, instanciação e execução de atividades de aprendizagem, para incorporar características da Web 2.0 e possibilitar a difusão do E-learning 2.0 como inovação no aprendizado eletrônico.
Título em inglês
Learning design as theoretical-practical framework for contextualized instrucional design.
Palavras-chave em inglês
Distance education
E-learning
E-learning 2.0
Education
IMS learning design
Instructional design
Learning design
Web 2.0
Young and adult education
Resumo em inglês
This research investigates if Learning Design approach can be seen a theoreticalpractical framework for contextualized instructional design. Based on e-learning as a multidimensional phenomenon, the research analyzes the pedagogical, semantic, technological, student and organizational dimensions, in correspondence to the interests of different e-learning communities - teachers and educational specialists, researchers, technology specialists, students and managers. Using qualitative approach and theoretician-descriptive perspective, the theoretical and practical framework of Learning Design are confronted to STEA case study, a transversal system for teaching and learning, developed by Nucleus of Adult and Young Education (NEA) of the College of Education of the University of São Paulo (FEUSP). Case study contemplates all the processes involved in e-learning system - planning, design, implementation, execution and evaluation, teachers education in service, enclosing the production of didactic materials and complementary actions of academic research, under a contextual approach of design instrucional. The research confirms Learning Design as theoretical framework for contextualized instructional design and distinguishes that its implementation in national practices depends on the improvement of authorship, instantiation and run tools, in order to incorporate features of Web 2.0 and to make possible the diffusion of E-learning 2.0.
 
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Anexos.pdf (172.21 Kbytes)
Bibliografia.pdf (178.26 Kbytes)
Cap1Introducao.pdf (107.06 Kbytes)
Cap3Quadroteorico.pdf (2.57 Mbytes)
Conclusoes.pdf (107.87 Kbytes)
Data de Publicação
2008-06-30
 
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