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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2019.tde-11122018-092403
Documento
Autor
Nome completo
Livia Reis Dantas de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Castellar, Sonia Maria Vanzella (Presidente)
Juliasz, Paula Cristiane Strina
Moraes, Jerusa Vilhena de
Título em português
Potencialidades do conceito de território e da argumentação para a formação cidadã em aulas de geografia
Palavras-chave em português
Argumentação
Ensino de geografia
Solução de problemas
Território
Resumo em português
A presente dissertação busca explorar as potencialidades da argumentação, com base na estrutura do argumento de Toulmin (2006), no estudo do conceito de território (SANTOS, 2006; TAMAYO, 2011), em aulas de Geografia orientadas aos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, foi elaborada e aplicada uma sequência didática que inclui a solução de problemas da cidade. O processo de argumentação e a produção escrita dos alunos do 9º ano foram analisadas na resolução de um problema do habitar na cidade. Observamos vantagens em se trabalhar com argumentação no Ensino de Geografia, tanto para aprendizagem conceitual quanto do raciocínio geográfico (ROQUE ASCENÇÃO; VALADÃO, 2014; 2017). Pudemos identificar elementos que compõem um argumento geográfico.
Título em inglês
Potentialities of territory concept and argumentation for citizen formation in Geography classes
Palavras-chave em inglês
Argumentation
Geography education
Problem solution
Territory
Resumo em inglês
The present dissertation seeks to explore potentialities of argumentation, based on Toulmin´s argument pattern (TOULMIN, 2006) on the study of territory (SANTOS, 2006; TAMAYO, 2011) as a concept in Geography classes oriented to the last grades of elementary school. For this purpose, a didactic sequence that includes problem solution of the city was built and applied. Argumentation process and written production of last grade students of elementary school were analyzed during the resolution of a city habitation problem. Advantages of working with argumentation in Geography teaching for conceptual as well as geographic reasoning learning (ROQUE ASCENÇÃO; VALADÃO, 2014; 2017) were observed. Elements that can compose geographic argument were identified.
 
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Data de Publicação
2019-01-08
 
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