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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2014.tde-09122014-114244
Documento
Autor
Nome completo
Vanisio Luiz da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Domite, Maria do Carmo Santos (Presidente)
Costa, Wanderleya Nara Gonçalves
D'Ambrosio, Ubiratan
Munanga, Kabengele
Oliveira, Julvan Moreira de
Título em português
Africanidade, matemática e resistência
Palavras-chave em português
Africanidade
Cultura negra
Educação matemática
Etnomatemática
Racionalidade
Resumo em português
Este trabalho de pesquisa se propõe a investigar, por meio de instrumentos qualitativos de análise, a pertinência do uso de elementos processos e modos da cultura afro-brasileira na aprendizagem da matemática escolar. Para tanto recorremos: as circunstâncias históricas de conceituação da racionalidade ocidental; as circunstâncias e consequências do racionalismo positivista para a inserção da população negra brasileira no sistema educacional; a uma proposta de racionalidade fundamentada na africanidade; a análise dos vínculos possíveis entre etnomatemática e psicologia cognitiva como instrumento de mediação da aprendizagem; e por fim a busca por elementos culturais que possam contribuir com atividades, modos e processos com potencial de serem incorporados nas aulas de matemática presentes nas práticas de um grupo de resistência dentro de uma escola de samba paulistana.
Título em inglês
Africanness, math and endurance
Palavras-chave em inglês
Africanness
Black culture
Ethnomathematics
Mathematics education
Rationality
Resumo em inglês
This research work proposes to investigate, through quantitative analysis tools, the relevance of the use of instruments - processes and methods - of the African-Brazilian culture in the learning school mathematics. In order to, we betake to: the historical circumstances of Western rationality conceptualization; the circumstances and consequences of the positivist rationalism for insertion of black people in educational system; the proposal of rationality founded in Africaness; the analysis of possible connections between ethnomathematics and cognitive psychology as mediation tools of apprenticeship; and lastly, the search for cultural elements - that may contribute to activities, methods and processes with the potential to be incorporated into mathematics classes - presents in the practices of a resistance group in a native of São Paulo samba school.
 
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Data de Publicação
2014-12-17
 
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