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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-09102008-110934
Document
Auteur
Nom complet
Silem Santos Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Moura, Manoel Oriosvaldo de (Président)
Araujo, Elaine Sampaio
Fusari, Jose Cerchi
Titre en portugais
Matemática na infância: uma construção, diferentes olhares
Mots-clés en portugais
atividade orientadora de ensino
formação de educadores
infância
matemática
teoria da atividade
Resumé en portugais
Esta pesquisa foi realizada a partir de uma parceria entre a universidade e a escola, organizada por meio de um curso de atualização, cujo tema era a matemática na infância, promovido pela Faculdade de Educação da USP para educadores da rede pública do município de São Paulo. Como um dos coordenadores deste curso e como pesquisador, procuro investigar os indicadores e determinantes do processo de aprendizagem do educador, tendo como mote o ensino da matemática na educação infantil e séries iniciais do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Ao mesmo tempo, busco desvelar de que forma o processo de formação dos educadores, articulado ao cotidiano escolar, pode transformar as concepções, práticas e teóricas dos sujeitos. Os principais referenciais teóricos usados foram a psicologia histórico-cultural desenvolvida por Vygotsky, Teoria da Atividade de Alexis Leontiev(2004) , Psicologia do Jogo a partir dos escritos de Daniil B. Elkonim(1998) , o conceito de Atividade Orientadora de Ensino e episódios, de Manoel Oriosvaldo de Moura e o conceito de Isolado de Bento de Jesus Caraça. Estes referenciais teóricos dialogaram com os temas educação, infância, currículo e matemática dando a orientação e sustentação para o corpo do trabalho e as análises e observações feitas. A pesquisa mostra como os educadores participantes vão se apropriando de conhecimentos e práticas educativas de organização do ensino. Ao focar este modo de apropriação, extraímos os indicadores do processo de formação, que foram analisados buscando compreendê-los na sua gênese e desenvolvimento. Chega-se a conclusão que propostas pedagógicas consubstanciadas em currículo requer a apropriação do modo de criação de significados do trabalho pedagógico em coletivos de formação.
Titre en anglais
Childhood mathematics: one construction, many views.
Mots-clés en anglais
activity theory
childhood
educartor´s trainining
math
mathematics
teaching guiding activities
Resumé en anglais
This research is the result of a partnership between university and school, organized through an update course for the city of São Paulo public school educators, which theme was mathematics in childhood, promoted by the Education College (Faculdade de Educação) of São Paulo University (USP). As one of the coordinators of this course and as a researcher , I try to investigate the indicators and determinants of the educators learning process, focusing on the math teaching from Pre School through the first years of Elementary School. At the same time, I look for to unveil how the educators training process, articulated in a day to day basis, can change the subjects practical and theoretical concepts. For this work, the main theoretical references used were Vygotsky´s historic-cultural psychology, Activity Theory by Alexis Leontiev (2004), Game Psychology based on the work of Daniil B. Elkonim(1998), the Teaching Guiding Activities concept and episodes by Manoel Oriosvaldo de Moura, and Bento de Jesus Caraça´s Isolated Concept . These theoretical references interacted with education, childhood, curriculum and math themes, guiding and supporting the work body as well as the analyses and observations. The research shows how the participant educators along the way appropriate the teaching organization educational knowledge and practices. While focusing this way of appropriation, we extract the training process indicators, which were analyzed searching the understanding of their genesis and development. So, the conclusion reached is that pedagogical proposals embodied in curriculum require the appropriation of the meanings creation way of the pedagogical work in training collective groups.
 
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Date de Publication
2009-03-03
 
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