• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2009.tde-09092009-162831
Documento
Autor
Nome completo
Maria Flávia Silveira Barbosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Marta Kohl de (Presidente)
Braga, Elizabeth dos Santos
Padilha, Anna Maria Lunardi
Schroeder, Silvia Cordeiro Nassif
Seincman, Eduardo
Título em português
Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural
Palavras-chave em português
educação musical
percepção musical
perspectiva histórico-cultural
Resumo em português
Este trabalho toma como objeto de estudo a percepção musical. Apresenta uma análise crítica de ementas, programas e livros usados na disciplina Percepção Musical, em cursos brasileiros de graduação em Música, através da qual busca desvelar as concepções sobre a percepção musical e seu desenvolvimento que servem de fundamento a esse material. O referencial teórico adotado, a perspectiva histórico-cultural que postula a natureza social e histórica do desenvolvimento humano e a percepção humana como um processo estrutural e semiótico , permitiu identificar, através dessa análise, um entendimento da percepção musical como um processo atomístico baseado no reconhecimento e reprodução dos elementos formadores da linguagem musical. Assumindo a música (efetivamente) como uma forma de linguagem e uma concepção enunciativo-discursiva da linguagem, procura, então, trabalhar com a idéia de que os processos perceptivos em música podem ser considerados como sinônimo de compreensão da obra musical e tenta desenvolver concretamente algumas idéias que possam orientar uma proposta metodológica alternativa para a Percepção Musical.
Título em inglês
Musical perception as understanding of musical workmanship: contributions from historical-cultural perspective
Palavras-chave em inglês
historical-cultural perspective
musical education
musical perception
Resumo em inglês
The study object of this work is musical perception. It presents a critical analysis of summaries, programs and books used in the Musical Perception subject, in Brazilian courses of graduation in Music, through which it searches to reveal the conceptions about musical perception and its development that serve as footing for this material. The adopted theoretical referential, the historical-cultural perspective - that claims the social and historical nature of the human development and the human perception as a structural and semiotic process -, allowed to identify, through the analysis, an agreement of musical perception as an atomistic process based in the recognition and reproduction of the formative elements of musical language. Assuming music (effectively) as a form of language and an enunciativediscursive conception of language, it searches, then, to work with the idea that the perceptive processes in music can be considered as synonymous of understanding of musical workmanship and tries to concretely develop some ideas that can guide an alternative methodological proposal for Musical Perception.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MariaFlavia.pdf (3.85 Mbytes)
Data de Publicação
2009-12-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.