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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2008.tde-08102008-170403
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Bomfim Mariana
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Bruno, Lucia Emilia Nuevo Barreto (Presidente)
Alves, Francisco José da Costa
Moraes, José Damiro de
Silva, Doris Accioly e
Whitaker, Dulce Consuello Andreatta
Título em português
Educação e ecologia: práticas de autonomia social ou renovados discursos do poder do capital transnacional?
Palavras-chave em português
Autonomia
Capital transnacional
Ecologia social
educação integral
Resumo em português
A partir da perspectiva do fortalecimento da autonomia social dos diversos povos da Humanidade em relação ao Estado e às grandes corporações financeiras, a pesquisa aborda a atualidade dos conceitos e das práticas da educação integral e da ecologia social. Por um lado, procuro analisar criticamente a incorporação das ciências da educação e da ecologia no processo de transnacionalização do capital. Pelo outro lado, enfatizo as possibilidades de práticas de educação e ecologia na construção de relações sociais voltadas para as habilidades de auto-governo de comunidades e populações tradicionais. Assim, apresento alguns dos antecedentes históricos da educação integral e da ecologia social, e em seguida ressalto experiências inovadoras atuais nessas áreas do conhecimento. Durante este trabalho, destaco a experiência da Escola da Ponte, em Portugal. Finalmente, procuro estabelecer relações entre as novas formas de preconceito social e a visão urbanocêntrica de desenvolvimento humano, e alguns dos impactos sócioambientais e genocídios culturais contemporâneos sofridos pelas pessoas que não concordam com este caminho de existência humana.
Título em inglês
Education and ecology: practices of social autonomy or new discourses for the transnationalization of the capital?
Palavras-chave em inglês
Autonomy
Integral education
Social ecology
Transnational capital
Resumo em inglês
Under the perspective of strengthening of the social autonomy of the various peoples of humanity in relation to the State and to the financial corporations, the research is about the actuality of the concepts and the practices of the integral education and the social ecology. On one hand, I intend to analyse in a critical way the incorporation of the sciences of education and ecology in the movements of transnationalization of the capital. On the other hand, I enphasize the possibilities of the practices of education and ecology in the building up of social relation towards the self-government habilities of the communities and traditional peoples. So, I introduce some of the historical antecedents of the integral education and the social ecology, and therefore resilience some of the actual innovate experiences in these fields. During this work, I highlight the school experience at the Escola da Ponte, Portugal. Finally, I intend to establish relations between the newest forms of social prejudice and the vision of the human development urbancentric, and some of the social ambiental impacts and contemporaneous cultural genocides suffered by the people that do not agree with that way of human existence.
 
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Data de Publicação
2009-02-18
 
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