• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2011.tde-07022012-151427
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Alexandre de Miranda
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
D'Ambrosio, Ubiratan (Presidente)
Domite, Maria do Carmo Santos
Nobre, Sérgio Roberto
Sabba, Claudia Georgia
Severino, Antonio Joaquim
Título em português
Por um conhecimento transdisciplinar: reflexões, trilhas e entraves
Palavras-chave em português
conhecimento
epistemologia
filosofia da educação
interdisciplinaridade
transdisciplinaridade
Resumo em português
O objetivo do trabalho é revisitar o tema da produção e difusão do conhecimento, enfatizando, por um lado, os limites epistemológicos já instalados (de características cartesianas e mecanicistas) e, por outro, a fecundidade de algumas propostas inter e transdisciplinares que, fundamentadas em premissas diferentes, vêm há décadas problematizando a noção de epistemologia e, por conseguinte, contribuindo para reinventar e articular o conhecimento. Com o intuito de explorar tais questões, propusemos, num primeiro momento, algumas reflexões gerais a partir de Japiassu (2009), Morin (1998; 2007; 2009), DAmbrosio (2009) e Mariotti (2008), e procuramos traçar um paralelo entre a sugestão de articulação de conhecimento desenvolvida por esses autores e a concepção de fluidez cognitiva tratada por Mithen (2002), o que, a nosso ver, aponta para a possibilidade de uma fluidez epistemológica que indica trilhas à inter e à transdisciplinaridade. Num segundo momento, tratamos a partir de Illich (1973) de algumas dificuldades inerentes a este debate. Entre as principais, conjeturamos se as instituições, tal como se apresentam na Modernidade, não seriam os maiores empecilhos a uma concepção holística e transdisciplinar do ser humano e do conhecimento. Para tentar dar sustentação a essa indagação, percorremos alguns caminhos da crítica feita pela Pós-Modernidade ao projeto epistemológico da Modernidade e, nesse sentido, aludimos ao pensamento de Bauman (2001) e também ao de Berger & Berger (1983), procurando mostrar que há bons indícios para acreditar que, também nos campos epistemológico e institucional, os sólidos modernos são os maiores impedimentos a uma tal redefinição do conhecimento. Por último, procuramos alinhar essa discussão teórica com alguns eventos ocorridos na década de 1980, no Brasil e no mundo. É a época da Ciência diante das fronteiras do conhecimento (colóquio realizado pela UNESCO, em 1986, que fomentou o debate epistemológico em torno da transdisciplinaridade). A análise dessas propostas subsidiou a discussão em diversos sentidos e apontou algumas trilhas possíveis.
Título em inglês
Towards a Transdisciplinary Knowledge: reflections, tracks and obstacles.
Palavras-chave em inglês
epistemology
interdisciplinarity
knowledge
philosophy of education
transdisciplinarity
Resumo em inglês
The aim of this work is to discuss the theme of knowledges production and diffusion by emphasizing, firstly, its epistemological limits (mechanistic and Cartesian paradigm) and, secondly, the richness of some inter- and transdisciplinary proposals, which, based upon different perspectives, have pointed out the necessity of redefining the disciplinary boundaries of knowledge (proposing articulation). To exploit the issue, we present some thoughts of Japiassu (2009), Morin (1998; 2007; 2009), DAmbrosio (2009) and Mariotti (2008), and try to report these ideas to Mithens (2002) conception of cognitive fluidity, which led us to suggest an epistemological fluidity as the path for inter- and transdisciplinarity. We also disccuss, from Illich (1973), the obstacles involved in this subject. One of the main difficulties is what we called the institutional characteristics of Modernitys paradigm. Would the institutions of knowledge be the thoughest barriers to transdisciplinary proposals? To answer this question, we examined the critique led by some postmodern authors, focusing on Bauman (2001) and Berger & Berger (1983). The idea was to build reflections and, from this point on, present the notion of liquid modernity (Bauman, 2001), which suggests a fast changing order that undermines all concepts of durability (related, as will be discussed, to the epistemological project of Modernity). At last, the aim was to line up this theoretical approach with some events that took place in the eighties, such as the colloquium Science before the boundaries of Knowledge (Venice, March 7th, 1986).
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Miranda_GA_Resumo.pdf (68.23 Kbytes)
Data de Publicação
2012-02-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.