• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-06102016-153449
Documento
Autor
Nome completo
Renato Marcon Pugliese
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Bruno, Lucia Emilia Nuevo Barreto (Presidente)
Girotto, Eduardo Donizeti
Kawamura, Maria Regina Dubeux
Silva, Doris Accioly e
Zanetic, Joao
Título em português
O trabalho do professor de física no ensino médio: realidade, vontade e necessidade
Palavras-chave em português
Ensino de física
Ensino médio
Trabalho docente
Resumo em português
Jovens estudantes reclamam de suas aulas de física no ensino médio. Professores reclamam da superficialidade das aulas e da falta de condições objetivas de trabalho. Cientistas reclamam da fraca formação de base e do baixo investimento em pesquisa e educação. Pesquisadores em ensino de física desenvolvem propostas, projetos, metodologias e materiais e compreendem processos internos, externos, históricos e fenomenológicos. Os governos insistem que estão ampliando os investimentos em educação. E os jovens estudantes continuam a reclamar das aulas de física que frequentam no ensino médio. A precariedade do ensino de física no Brasil é notória e muito tem sido feito nas últimas décadas em termos de pesquisa, de apresentação de resultados e de mudanças na legislação. Neste trabalho, parto da hipótese de que o ensino de física de nível médio no Brasil está muito aquém do que se produz em pesquisa científica e tecnológica e de que os professores estão insatisfeitos com sua prática cotidiana, e defendo a tese de que é preciso romper com a atual estrutura de trabalho do professor se for almejada uma formação científica cidadã, autônoma, crítica e plena em democracia. Foi estudado como o trabalho docente esteve organizado ao longo das últimas décadas e como está estruturado neste início de século, segundo a lógica do capitalismo contemporâneo (MÉSZÁROS; BRUNO; BERNARDO; MARX; PARO), como a física vem sendo construída nos últimos milênios (ZANETIC; KUHN; MENEZES; FEYNMAN) e o que tem sido produzido recentemente na pesquisa em ensino de física (SALEM; KAWAMURA). A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário envolvendo a organização do trabalho docente, a física enquanto ciência e cultura e a pesquisa em ensino de física, respondidas por professores de física de nível médio de escolas públicas da cidade de São Paulo, englobando unidades municipais, estaduais e federais. A realidade do trabalho dos professores de física lhes impede que preparem melhor suas aulas e que tornem a física mais viva, como eles têm vontade; terminam por manter aulas expositivas, ensinando a física clássica de modo tradicional. Há a necessidade urgente de mudarmos a forma e o conteúdo do trabalho docente.
Título em inglês
The physics teacher working in secondary education: reality, desire and need
Palavras-chave em inglês
High school
Physics education
Teaching work
Resumo em inglês
Young students complain about their physics classes in high school. Teachers complain about the superficiality of the classes and the lack of objective conditions of work. Scientists complain of poor basic education and low investment in research and education. Researchers in physics education develop proposals, projects, methodologies and materials and they understand historical, phenomenological, internal and external processes. Governments insist they are increasing investments in education. And the young students still complain of physics classes they attend high school. The precariousness of physical education in Brazil is notorious and much has been made in recent decades about research, presentation of results and changes in legislation. In this work, i've started from hypothesis than the secundary physics education in Brazil it's far away of what is produced in scientific and technological research and that teachers are dissatisfied with their daily practice, and I argue that it is necessary to break with the current teacher's work structure if desired a citizen, autonomous, critical scientific education in a full democracy. It was studied as the teaching work has been organized over the past decades and it is structured this century, according to the logic of contemporary capitalism (MÉSZÁROS; BRUNO; BERNARDO; MARX; PARO), as physics has been built in the last millennia (ZANETIC; KUHN; MENEZES, FEYNMAN) and that has recently been produced in physics education research (SALEM, KAWAMURA). The data collection was carried out from the application of a questionnaire involving the organization of teaching, physics as a science and culture and research in physics teaching, answered by physics teachers from secundary public schools in the city of São Paulo encompassing local, state and federal units. The reality of physics teachers' work prevents them better prepare their lessons and to make physics more alive as they will; they end to keep expositive lectures, teaching classical physics in the traditional way. There is an urgent need to change the form and content of teaching work.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-11-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.