• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2008.tde-05082008-154240
Documento
Autor
Nome completo
Tatiana Karinya Carpigiani Rodrigues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Amaral, Monica Guimaraes Teixeira do (Presidente)
Ciampa, Antonio da Costa
Francisco, Maria de Fatima Simoes
Título em português
A metamorfose de jovens lideranças que querem ser professoras: como a escuta analítica propicia a potência crítica da práxis.
Palavras-chave em português
Educação emancipatória
Identidade do professor
Metamorfose
Psicanálise extensa
Resumo em português
No presente trabalho pretendi investigar como se deu a constituição da identidade de três jovens lideranças da comunidade da favela do Real Parque/Jardim Panorama, levando em consideração os momentos de metamorfose que cada uma delas sofreu ao longo deste processo. A fim de compreender a complexidade dos aspectos envolvidos na constituição de suas identidades como futuras docentes, recorri a autores da Psicologia, Filosofia, Sociologia e História que permitissem ampliar meu olhar psicanalítico a respeito do objeto estudado. Existia nessas jovens algo de muito peculiar que contribuiu para o processo de constituição da identidade docente - uma consciência crítica aguçada. O encontro com alguns educadores, que lhes propiciou o desenvolvimento de um pensamento crítico, permitiu-lhes um olhar questionador em relação à realidade educacional encontrada nos estágios realizados em escolas municipais, por exigência de sua formação acadêmica. Por ocasião da presente pesquisa, ofereci a elas um espaço de escuta analítica, ancorada em uma concepção dialética da relação entre psique e mundo, que lhes permitisse questionar alguns aspectos relacionados à constituição da identidade docente, a ponto de metamorfosearem-se politicamente dando lugar a uma práxis transformadora, promovendo, nesse sentido, uma verdadeira educação emancipatória. Finalmente, terminei este trabalho com a descrição da revelação da práxis dessas jovens, que se deu em meio à liderança que exerceram espontaneamente junto à comunidade do Real Parque, impedindo a desapropriação de parte da favela em que moram, ocorrida no final de 2007.
Título em inglês
The metamorphosis of young leaders who want to become teachers: how the analitical listening propitiates to critical potency of the praxis.
Palavras-chave em inglês
Emancipate education
Extensive psychoanalysis
Metamorphose
Teacher identity
Resumo em inglês
In this present work, I intended to do a research on how the identity of three young leaders of Real Parque/Jardim Panorama shantytown was constituted, and also taking into consideration the changing that each one of them suffered along the process of investigation. In order to understand the complexity of the aspects involved in the constitution of their identities as future teachers, I looked for authors of Psychology, Philosophy, Sociology and History that allowed me to expand my psychoanalytic vision concerning the object of study. There was something very special with these youngsters that contributed to the process of constitution of their teaching identity - a critical sharpened consciousness. The meeting with some educators, which provided them a critical analysis, allowed them to question the real educational system found in municipal schools due to probations required in academic graduation. At the time of this research, I offered them a space of analytical listening, based on a dialectical concept of the connection between psyche and the world, which could allow them to question some aspects related to the constitution of the teaching identity, that was about to metamorphose them politically, giving place to a changing praxis and promoting, in this sense, a real emancipate education. Finally, I finished this work with the description of the disclosure of the praxis of these youngsters, which happened within their spontaneous leadership taken over inside Real Parque community, avoiding the dispossession of part of the slum where they live in the end of 2007.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-09-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.