• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2006.tde-04122007-163547
Documento
Autor
Nome completo
Ercilene Maria de Souza Vita
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Barzotto, Valdir Heitor (Presidente)
Belintane, Claudemir
Oliveira, Eduardo Calil de
Título em português
O sujeito, o outro e suas relações com o texto na revisão de textos escolares.
Palavras-chave em português
Autor
Autoria
Linguagem
Outro
Rasuras
Revisão de Textos
Sujeito
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo o estudo de revisões de textos escritos dentro de um contexto escolar e das relações que os sujeitos estabelecem com seus textos. Concede uma importância particular a uma relação que se poderia dizer privilegiada: a relação de autoria. Para tanto, ele se encaminha por três vias: a da análise de textos provenientes de um movimento de auto-revisão, a da análise de textos onde a revisão foi feita pelo colega e, por último, a da análise de textos onde a revisão foi feita pelo professor. A partir da noção de sujeito e de outro, apoiado sobretudo na psicanálise lacaniana, considera que a relação que o sujeito estabelece com seu texto é antes de tudo uma relação com o Outro, o da linguagem, o do social, que pode ser vislumbrado nos movimentos de revisão. A partir do estudo das rasuras efetuadas ao longo das diversas versões dos textos estudados, descreve alguns dos movimentos do sujeito em permanente embate com a linguagem, com a qual ele tenta se dizer. Sustenta que nesse embate, por vezes, uma relação de autoria pode aparecer.
Título em francês
Le sujet, l'autre et leurs rapports avec le texte, lors de revisions de textes scolaires.
Palavras-chave em francês
Auteur
Autre
Fonction-auteur
Langage
Ratures
Révision textuelle
Sujet
Resumo em francês
Ce travail a comme objectif l'étude de révisions de textes écrits dans un contexte scolaire et des relations que les sujets-écrivants établissent avec leurs textes. Il met en relief une relation sujet-texte, que l'on pourrait qualifier de privilégiée : la fonction-auteur. Dans ce but, il se développe en trois points : l'analyse des textes composés à partir d'un processus d'auto-révision, l'analyse de textes dont la révision a été faite par un collègue, et enfin, l'analyse de textes dont la révision a été faite par le professeur. A partir des notions de sujet et de « autre », dont les fondements ont été puisés dans la psychanalyse lacanienne, ce travail considère que la relation que le sujet-écrivant établit avec son texte est une relation avec l'Autre du langage et du social, qui peut être identifié lors du processus de révision. A partir des indices que constituent les ratures des différentes versions des textes, ce travail décrit les relations du sujet avec son texte ; la lutte continue avec le langage, par lequel il essaye de se dire. Il soutient que dans cette lutte, un lien d´auteur avec le texte peut apparaître.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-12-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.