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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-04112019-175609
Documento
Autor
Nome completo
Sandro Adrián Baraldi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Amaral, Maria Nazare de Camargo Pacheco (Presidente)
Dalbosco, Claudio Almir
Francisco, Maria de Fatima Simoes
Lorieri, Marcos Antonio
Muraro, Darcisio Natal
Título em português
Dewey: natureza, cultura, educação e democracia
Palavras-chave em português
Cultura
Democracia
Educação
Filosofia da educação
Grande comunidade
John Dewey
Natureza
Resumo em português
Esta tese tem por objetivo apresentar a investigação sobre a filosofia da experiência de John Dewey e sua relação com a educação democrática e a democracia criativa. Ao elaborar sua filosofia da experiência, Dewey traça um percurso que parte da origem orgânica das habilidades psíquicas e de seu desenvolvimento em um meio cultural formado por hábitos que nos constituem como seres. Para este filósofo, todos os seres humanos possuem potências que se revelam durante a formação cultural, que, por sua vez, constrói um ethos aplicável à vida ordinária, possibilitando o redirecionamento dos costumes, a alteração da própria subjetividade e a democracia. Para Dewey, a democracia é um conceito aberto, também de origem orgânica, que se refere à liberdade presente nas interações do mundo. Assim, não há em sua obra uma democracia específica, mas um método que, sendo seguido, permite alcançar significados para a construção de uma Grande Comunidade Democrática. John Dewey, ao longo de seus 92 anos de vida, construiu uma sólida filosofia, profundamente inovadora, a ponto de Larry Hickman, renomado pesquisador de sua obra, denominar o pragmatismo deweyano como pós-pós-moderno, aproximando-o das filosofias mais contemporâneas. Este fato, por si, instigou esta pesquisa, que precisou lidar com uma imensa obra: Dewey deixou cerca de quarenta livros e aproximadamente setecentos artigos distribuídos por cento e quarenta jornais; tratou de psicologia, educação, epistemologia, lógica, empirismo, política, o que redundou na complexidade do desenvolvimento desta pesquisa e na obrigatoriedade de alinhar todos esses temas. É uma pesquisa exclusivamente bibliográfica, que pretende levantar conceitos do pensamento deweyano para sugerir ideias que contribuam para a Filosofia da Educação.
Título em inglês
Dewey: nature, culture, education and democracy
Palavras-chave em inglês
Culture
Democracy
Education
Great community
John Dewey
Nature
Philosophy of education
Resumo em inglês
This thesis aims to present research on the philosophy of John Dewey's experience and its relationship with democratic education and creative democracy. In elaborating his philosophy of experience, Dewey traces a pathway from the organic origin of psychic abilities and their development into a cultural milieu formed by habits that constitute us as beings. For this philosopher, all human beings have powers that are revealed during cultural formation, which, in turn, builds an ethos applicable to ordinary life, enabling the redirection of customs, the alteration of their own subjectivity and democracy. For Dewey, democracy is an open concept, also of organic origin, that refers to the freedom present in the interactions of the world. Thus, there is not a specific democracy in his work, but a method that, being followed, allows to reach meanings for the construction of a Great Democratic Community. John Dewey, throughout his 92 years of life, has built a solid, deeply innovative philosophy to the point that Larry Hickman, a renowned researcher of his work, calls Deweyan pragmatism post-post-modern, bringing it closer to philosophies more contemporary. This fact in itself sparked this research, which had to deal with a huge work: Dewey left about forty books and about seven hundred articles distributed over one hundred and forty newspapers; It dealt with psychology, education, epistemology, logic, empiricism, politics, which resulted in the complexity of the development of this research and the obligation to align all these themes. It is an exclusively bibliographical research that aims to raise concepts of Deweyan thought to suggest ideas that contribute to the Philosophy of Education.
 
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Data de Publicação
2019-11-07
 
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