• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2013.tde-03022014-160300
Documento
Autor
Nome completo
Cinthia Gonçalves de Assunção
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Maria Isabel de (Presidente)
Cavalcante, Maria Marina Dias
Chamlian, Helena Coharik
Título em português
Possibilidades e limites do programa de aperfeiçoamento de ensino para a formação pedagógica do professor universitário
Palavras-chave em português
Formação pedagógica
Formação profissional
Professor universitário
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE
Resumo em português
A presente pesquisa objetiva compreender de que modo o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) contribui com o processo formativo de futuros professores da educação superior, investigando as maneiras criadas por este programa para refletir, organizar e desenvolver o aprimoramento da formação pedagógica dos pós-graduandos. Assim, o interesse recai em compreender os elementos formativos trabalhados pelo PAE. O problema da pesquisa consiste em investigar em que medida o PAE da Faculdade de Educação da USP favorece a apreensão das bases teóricas do campo didático-pedagógico, nos processos de aprendizagem dos pós-graduandos, de modo a aliarem à competência científica a competência pedagógica na futura atuação docente. Diante desta questão, a escolha foi por um caminho investigativo capaz de disponibilizar instrumentos metodológicos adequados à análise do objeto de estudo em questão. O trabalho estrutura-se a partir de uma pesquisa de campo, com foco no estudo de caso, que busca constituir de modo amplo e detalhado conhecimentos a respeito deste programa, bem como das maneiras criadas para viabilizar o aperfeiçoamento do processo formativo do futuro professor universitário. O sistema investigativo adotado inclui pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturas. Os principais fundamentos teóricos do trabalho são as ações de formação pedagógica. A partir da análise de 47 relatórios de estagiários que participaram da etapa de Estágio Supervisionado do PAE na FEUSP, durante o ano de 2010, identificou-se como interlocutores, ex-alunos do PAE que estavam atuando como docentes em universidades públicas ou privadas e que aceitaram participar de entrevistas semiestruturadas, a fim de relatar suas trajetórias do PAE às salas de aula em instituições de educação superior. As entrevistas possibilitaram melhor compreensão do que o PAE/FEUSP, enquanto possível resposta ao processo de formação do professor universitário, viabiliza como experiência formativa. O desafio metodológico esteve centrado na articulação dos distintos elementos teóricos que se mostraram favorecedores da compreensão de como se constituem possíveis maneiras de inserção profissional e como se constrói a profissionalidade de docentes da educação superior egressos do PAE.
Título em inglês
Possiblities and limits of the program for improvement of teaching and pedagogical formation of university professor
Palavras-chave em inglês
Pedagogical training
Program for the Improvement of Education - PAE
University professor
Vocational training
Resumo em inglês
This research aims to understand how the Teaching Improvement Program (PAE) helps with the training of future teachers of higher education , investigating the ways created by this program to reflect, organize and develop the improvement of pedagogical training of post graduates . Thus, the interest lies in understanding the formative elements crafted by PAE . The research problem is to investigate to what extent the PAE of the Faculty of Education at USP promotes the understanding of the theoretical basis of the field -didactic teaching , learning processes of graduate students in order to ally the scientific competence in teaching competence future teaching practice . Faced with this issue, the choice was a path investigative able to provide appropriate methodological tools to the analysis of the object of study. The work is structured from a field research, focusing on the case study, which seeks to provide - so broad and detailed - knowledge about this program as well as the ways established to support the improvement of the educational process of the future university professor. The investigative system adopted includes bibliographic, documentary research and semi structured interviews . The main theoretical foundations of the work are the actions of pedagogical training . From the analysis of 47 reports of trainees who participated in the phase Supervised PAE in FEUSP during the year 2010, it was identified as interlocutors, PAE former students who were working as teachers in public or private universities and agreed to participate in semi structured interviews in order to report their trajectories from PAE to classrooms in institutions of higher education. The interviews enabled a better understanding of the PAE / FEUSP as a possible response to the process of teacher training college, and enables formative experience . The methodological challenge was centered on the articulation of the different theoretical elements that were favoring understanding how to provide possible ways of employability and how to build the professionalism of teachers of higher education graduates PAE .
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-02-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.