• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2006.tde-03022012-163059
Document
Auteur
Nom complet
Luiz Ramires Neto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Vianna, Claudia Pereira (Président)
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Setton, Maria da Graca Jacintho
Titre en portugais
Habitus de gênero e experiência escolar: jovens gays no ensino médio em São Paulo
Mots-clés en portugais
Educação
experiência escolar
gênero
habitus
masculinidades homossexuais
Resumé en portugais
Este trabalho investiga a produção de masculinidades de jovens estudantes homossexuais durante o Ensino Médio. Inicia com uma reflexão que visa a articular os conceitos de gênero de Joan Scott, de sexualidade de Jeffrey Weeks, de habitus de Pierre Bourdieu, de experiência social e escolar de François Dubet e de preconceito de Agnes Heller. Na análise, realizada com base em entrevistas com alunos secundaristas de escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo, ressaltaram-se diversos elementos das trajetórias escolares dos sujeitos pesquisados. Constatam-se diversas contradições que revelam a instituição de ensino, de um lado, como um lugar ainda permeado pela homofobia, marcado pela violência física e verbal, pelas pressões que reiteram o padrão heterrosexual e pela constante referência à homossexualidade como um não-lugar; de outro, como espaço onde também se observam o revide às agressões, situações de acolhimento e aceitação pelos colegas bem como o empoderamento resultante da transgressão das normas de gênero, possibilitados pelos movimentos feminista e GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros).
Titre en anglais
Gender habitus and school experience: high-school gay youths in São Paulo
Mots-clés en anglais
Education
gender
habitus
homossexual masculinities
school experience
Resumé en anglais
This work investigates the production of masculinities of young gay students in Senior High-School. It starts with an attempt to intertwine the concepts of gender by Joan Scott, sexuality by Jeffrey Weeks, habitus by Pierre Bourdieu, school and social experience by François Dubet, and prejudice by Agnes Heller. The analysis, based on interviews with students from public and private schools in the city of São Paulo, Brazil, highlighted several elements in the school itinerary of the young men being researched. Contradictions were found that reveal, on one hand, school yet as a place permeated by homophobia with the presence of physical and verbal violence, with pressures that reiterate the heterosexual standard, and the constant reference of homosexuality as nonplace; on the other hand, school is also seen as a place where there are retaliation to assaults, situations of welcome and acceptance by classmates and empowerment resulting from transgression of gender rules, made possible by the feminist and GLBT (gay, lesbian, bissexual and transgender) movements.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
lularamires.pdf (1,021.03 Kbytes)
Date de Publication
2012-02-28
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.