• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-02032010-090923
Documento
Autor
Nome completo
Marta Serra Young Picchioni
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Aquino, Julio Roberto Groppa (Presidente)
Ribeiro, Cintya Regina
Vicentin, Maria Cristina Gonçalves
Título em português
À sombra do assembleísmo pedagógico: fazeres escolares democráticos e tecnologias do eu
Palavras-chave em português
Assembléias de classe
Democracia
Governamentalidade
Liberdade
Michel Foucault
Poder
Resumo em português
A presente dissertação tem como objeto de problematização as práticas das assembléias escolares (de classe) e os discursos teórico-acadêmicos que lhes dão sustentação. Por meio de um enfrentamento teórico de inspiração foucaultiana, as práticas escolares entendidas como democrático-participativas são aqui analisadas como mecanismos constituintes de jogos de verdade bastante presentes nos fazeres escolares contemporâneos. Trata-se de tomar as assembléias de classe como fomentadoras de determinadas tecnologias do eu. Consoante à teorização foucaultiana, a noção de eu é aqui reputada como uma construção histórica e social, e as atuais práticas de subjetivação, tendo como lócus a escola e como foco as assembléias de classe, são entendidas como formas de exercício do poder por meio de tecnologias de cunho pastoral. A partir de um deslocamento nas formas de exercer a condução das condutas do poder disciplinar ao biopoder ou psicopoder , tais tecnologias intentam forjar novas subjetividades, denominadas autônomas, críticas e reflexivas. Daí o objetivo principal da pesquisa levada a cabo: colocar em pauta o governo contemporâneo das almas escolares, assim como propor uma reflexão acerca, por um lado, das vicissitudes de uma escola dita democrática, e, por outro, dos limites daquilo que vem sendo denominado democracia escolar. Para tanto, realizou-se um dupla entrada investigativa: de um lado, a observação empírica das assembléias de classe realizadas em uma instituição de ensino da rede pública da cidade de São Paulo e, de outro, a problematização de alguns discursos teórico-acadêmicos sobre a temática das assembléias escolares. Nesse encontro, os acontecimentos empiricamente observados foram organizados de acordo com sete atos analíticos, por meios dos quais tornou-se possível tecer uma analítica das formas de exercício do poder aí em curso. As produtividades escolares contemporâneas e as relações de força que se estabelecem entre os exercícios do poder e da liberdade são retomadas, ao final, como núcleo de nossa argumentação central para questionarmos como atuam as novas modalidades de governo escolar sobre a subjetividade do alunado.
Título em inglês
In the shadow of the school assemblies: democratic practices and technologies of the self.
Palavras-chave em inglês
Classroom assemblies
Democracy
Freedom
Government
Michel Foucault
Power
Resumo em inglês
The current dissertation was focused on questioning the practices of school assemblies (classroom) and the theoretical and academic discourses that give them support. Through a theoretical confrontation inspired by Michel Foucault, school practices understood as democratic-participatory are discussed here as basic mechanisms of true games quite present in the contemporary school accomplishments. It is taking the classroom assemblies as fueling of certain technologies of the self. Corresponding to the foucaultian theorizing, the notion of self is deemed here as a social and historical construction, and current practices of subjectivity are understood as the exercise of pastoral power. From a shift in ways of perform the conduction of conducts from disciplinary power to bio-power or psycho-power - such technologies intent on forging new subjectivities, called autonomous, critical and reflective. Hence the main objective of the research carried out: to highlight the contemporary government of scholastic souls, as well as to propose a reflection around the theme, in on hand, the way of conduct of a school called democratic, and in the other hand, the limits of what has been called scholastic democracy. Therefore, there was a double investigative entry: the empirical observation of classroom assemblies held in an institution of public education in the city of Sao Paulo and the questioning of some theoretical and academic discourse on the school assemblies. At this intersection point, some events empirically observed were organized according to seven analytical acts, by means of which it became possible to make an analytical review of the exercise of power. The contemporary school productivities and power relations established between the exercise of power and freedom are included at the end as the core of our central argument for questioning how the act the new forms of school government on the subjectivity of students.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
marta_picchioni.pdf (525.20 Kbytes)
Data de Publicação
2010-03-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.