• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2001.tde-19042007-113959
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Pires Leodoro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Miranda, Hercilia Tavares de (Presidente)
Menezes, Luis Carlos de
Zanetic, Joao
Título em português
Educação Científica e Cultura Material - os artefatos lúdicos -
Palavras-chave em português
Cultura científica
Ensino de ciências
Ludicidade
Resumo em português
A fusão de conhecimentos tecnológicos e científicos na produção dos objetos industrializados compõe o cenário da cultura material contemporânea. Este trabalho propõe abordar os objetos industrializados como instrumentos pedagógicos da educação científica, colocando em evidência as relações entre conhecimento, inventividade, concepções estéticas e o imaginário científico e tecnológico da sociedade contemporânea. A estratégia de exploração dos objetos industrializados como artefatos lúdicos ocorre mediante a manipulação dos mesmos, de modo a evidenciar suas propriedades formais, promovendo uma modificação didática da sua funcionalidade original, concebida no design, ou construindo novos artefatos com os materiais disponíveis no cotidiano circundante. Essa estratégia pressupõe a educação científica como prática pedagógica voltada à formação do cidadão com participação ativa na sociedade, superando a condição de consumidores passivos de mercadorias. Como subsídio à pratica que propomos, fazemos uma análise da concepção mecanicista da natureza, apontada como um dos principais elementos constitutivos da atual sociedade tecnocientífica.
Título em inglês
Scientific education and material culture: the playful artifacts
Palavras-chave em inglês
playful artifacts
scientific culture
scientific education
Resumo em inglês
The fusion of technological and scientific knowledge in the production of industrialized objects compose the setting of the contemporary material culture. The proposal of this work is to tackle the industrialized objects as pedagogical instruments of scientific education, emphasizing the relations amongst knowledge, inventiveness, aesthetics conceptions and the scientific and technological imaginary of contemporary society. The strategy of exploration of the industrialized objects as playful artifacts happens in view of the manipulation of these objetcs, emphasizing their formal characteristics, promoting a didactic modification of their original function, conceived in design, or building new artifacts with the available material in daily life. This strategy assumes the scientific education as a pedagogical practice directed to the formation of a citizen with active participation in society, overcoming the condition of passive consumers of goods. As a subsidy to the proposed practice, we do an analysis of the mechanical philosophy of nature, considered as one the main elements of the technological and scientific society.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
APENDICE1.pdf (302.18 Kbytes)
APENDICE2.pdf (40.33 Kbytes)
APRESENTACAO.pdf (48.04 Kbytes)
BIBLIOGRAFIA.pdf (62.33 Kbytes)
CAPITULO1.pdf (147.82 Kbytes)
CAPITULO2.pdf (145.00 Kbytes)
CAPITULO3A.pdf (120.37 Kbytes)
CAPITULO3B.pdf (1.79 Mbytes)
CAPITULO4.pdf (122.79 Kbytes)
PRIMEIRASPAGINAS.pdf (310.17 Kbytes)
Data de Publicação
2007-04-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.