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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.47.2008.tde-28012009-095750
Documento
Autor
Nome completo
Sandra Maria Patricio Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Damergian, Sueli (Presidente)
Fernandes, Maria Inês Assumpção
Hashimoto, Francisco
Meihy, Jose Carlos Sebe Bom
Tassara, Eda Terezinha de Oliveira
Título em português
A cidade miniatura do Mário sob um olhar fenomenológico. Narrativa inscrita nas fronteiras entre a expressão poética, a psicologia social e a história
Palavras-chave em português
Ambientes urbanos
Desejo
Imaginação
Memória
Poesia
Psicologia ambiental
Resumo em português
Era uma vez, um homem... seu nome era Mário Ramos Nogueira e ele vivia no interior de São Paulo. Em 1949, tudo que ele tinha na vida eram 72 bois; veio a peste e os atacou. Então, na véspera do natal, o homem fez um pacto: se Deus salvasse seu gado, construiria um presépio que seria aumentado enquanto vida tivesse. Aí, Deus curou os bois; seu Mário comprou um presépio e começou a construir uma cidadezinha ao seu redor... passaram-se os anos e a cidadezinha virou uma verdadeira metrópole, cheia de arranha-céus, avenidas, luzes e movimento as pessoas faziam fila na frente da casa do seu Mário para ver a cidade! Mas um dia, por um encantamento, a cidade desapareceu! Capturada pelas narrativas sobre a Cidade Miniatura do Mário, senti-me compelida a reverberar seu mito; a história dessa cidadezinha suscita muitas indagações sobre o desejo, a memória, a imaginação, a expressão poética; esses são temas atinentes aos estudos sobre a subjetividade e ao universo artístico mas, em seus desdobramentos, adentram os campos da psicologia socioambiental e da história: a vida política, o tempo presente, a urbanização, as utopias hegemônicas, as práticas discursivas, a oralidade o presente trabalho resultou de um esforço para identificar alguns pontos enigmáticos de intersecção dessas indagações. Tomadas como estilhas da memória, imaginação e enunciação, as imagens da cidadezinha e as narrativas de sua história foram contempladas pelo prisma metodológico da fenomenologia hermenêutica; desse modo, desvelaram-se formas elaboradas de expressão de desejos e sofrimentos inscritos nas fronteiras entre os planos psíquico, cultural, histórico e político. Enunciou-se assim, agora nas fronteiras entre a expressão poética, a psicologia social e a história, uma nova narrativa, que interpreta a Cidade Miniatura do Mário como figuração plástica de enigmas humanos universais; sua criação, como uma tentativa singular de decifrá-los.
Título em inglês
The Mários miniature city under a phaenomenological view. Narrative inscribed in the frontier among the poetical expression, social psychology and history
Palavras-chave em inglês
Desire
Environmental psychology
Imagination
Memory
Poetry
Urban environment
Resumo em inglês
Once upon a time, a man his name was Mario Ramos Nogueira and he lived in the interior of Sao Paulo. In 1949, everything that he had in his life was 72 oxen; the pest arrived and attacked them. Then, in Christmas Eve, the man made a pact: if God saved his cattle, he would build a Presepe that would be increased while he had life. Then, God cured the oxen; Mário bought a presepe and started to construct one small town around it the years passed by and the small town turned to a true metropolis, full of skyscrapers, avenues, light and movement - the people made line in front of Mário´s house to see the city! But one day, as under a spell, the city disappeared! Captured by the narratives of Mário´s Miniature City, I felt myself compelled to reverberate its myth; the history of this small town excites many investigations on the desire, the memory, the imagination, the poetical expression; these are referent subjects to the studies on subjectivity and to artistic universe, but, in its unfoldings, they penetrate the fields of socioambiental psychology and of history: the political life, the present time, the urbanization, the hegemonic utopias, the discursive practices, the orality - the present work resulted of an effort to identify some enigmatic intersection points of these investigations. Taking as memory fragments, imagination and enunciation, the images of the small town and the narratives of its history had been contemplated by the methodological prism of the hermeneutic phenomenology; in this manner, elaborated forms of expression of desires and pain inscribed in the borders of the psychic, cultural, historical and politician plans were unveiled. It was enunciated thus, now in the poetical expression, social psychology and history frontiers, a new narrative that interprets the Marios Miniature City as a plastic figuration of universal human enigmas; its creation, as a singular attempt to decipher them.
 
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Ribeiro_do.pdf (22.34 Mbytes)
Data de Publicação
2009-04-03
 
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