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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.47.2005.tde-04102005-203330
Documento
Autor
Nome completo
Letícia Gaspar Tunala Mendonça
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Paiva, Vera Silvia Facciolla (Presidente)
Ayres, Jose Ricardo de Carvalho Mesquita
Chaves, Eliane Correa
Ferreira Junior, Mario
Silva, Rosalina Carvalho da
Título em português
Promoção da saúde : análise do processo de um grupo de reeducação alimentar em um hospital universitário
Palavras-chave em português
comportamento alimentar
grupos
promoção da saúde
psicossocialização
vulnerabilidade
Resumo em português
Diversas alterações no âmbito social, cultural, político e econômico no Brasil repercutiram na forma como os serviços de saúde têm se organizado para atender às demandas atuais. A psicologia da saúde tem contribuído para iniciativas de promoção da saúde e o diálogo entre esses dois campos parece promissor. O objetivo deste estudo foi examinar criticamente um processo de grupo de aconselhamento para reeducação alimentar, em curso no Centro de Promoção da Saúde do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Este estudo qualitativo utilizou: uma entrevista estruturada no início da atividade do grupo, a observação das sessões de grupo, uma entrevista semi-estruturada ao final, e um grupo focal 10 meses depois dos grupos encerrados. A análise dos resultados foi realizada através da categorização do material colhido no diário de campo, nos relatórios e transcrição de grupos e entrevistas, organizados através da análise de conteúdo. A análise crítica dos modos de realização do modelo proposto no serviço foi orientada pelos quadros teóricos da vulnerabilidade (individual, programática e social) e da emancipação psicossocial, e inspirada na metodologia de “cenas”, tal como desenvolvida no campo da prevenção do HIV e da aids. Nos resultados descreveu-se: o perfil dos participantes; as motivações, as definições de saúde e de promoção de saúde, com percebem o HC; o estabelecimento do setting e da coordenação; a linguagem e a dinâmica da interação; o compartilhamento e a importância dos outros significativos; as cenas de adesão ou não adesão às recomendações e o contexto sócio-cultural. Conclui-se com sugestões para a reorganização do programa, o treinamento continuado de profissionais envolvidos na promoção da saúde e para novos estudos relevantes para intervenções afins.
Título em inglês
Analysis of a nutrition reeducation group process at university hospital
Palavras-chave em inglês
feeding practices
groups
health promotion
psychosocialization
vulnerability
Resumo em inglês
Several changes at the Brazilian social, cultural, political and economical scope have influenced the way health services have been organized in order to attend the present demand. Health psychology has contributed for health promotion initiatives and the dialogue between these areas seems promising. The objective of this study was to critically examine the group counseling process for nutrition reeducation held in the Center of Health Promotion of the General Clinic Service of Medicine School of the University of São Paulo, regarding its aims and the progress as seen by its participants. This qualitative study began with a structured interview at the beginning of the group activities, followed by the observation of all group sessions, a semi-structured interview at the end, and a focus group ten months after the groups were finished. The analysis used the categorization of data collected on the field journal, the reports and the transcription of group sessions and interviews, organized through content analysis. The frameworks for critical analysis of the implementation of the proposed model were the notion of vulnerability (individual, programmatic and social) linked to a psychosocial emancipatory approach, inspired by the use of scenes as a data collection and intervention procedure, as in the field of HIV/aids prevention. The results sessions described: the participants’ profile; the motivations and the definitions of health and health promotion, and how they perceive the HC; the setting establishment and the coordination; the language and the interaction dynamic; the sharing and the relevance of significant others; adherence and non- adherence scenes and the socio-cultural context. The present study concluded with suggestions for the reorganization of the program, for the ongoing training of professionals involved in health promotion, and for new studies aiming similar interventions.
 
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TESE_LETICIA.pdf (1.08 Mbytes)
Data de Publicação
2006-02-14
 
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