• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2014.tde-25032015-150647
Documento
Autor
Nome completo
Juliano Casimiro de Camargo Sampaio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Simao, Livia Mathias (Presidente)
Andriolo, Arley
Camargo, Andréia Vieira Abdelnur
Guimarães, Danilo Silva
Marsico, Giuseppina
Título em português
As artes cênicas e o construtivismo semiótico-cultural em psicologia: diálogos a partir da experiência corporal-estética em composição poética cênica
Palavras-chave em português
Artes cênicas
Construção de conhecimento
Construtivismo semiótico-cultural em psicologia
Experiência corporal-estética
Formar-se
Resumo em português
Esta pesquisa se situa na fronteira entre as artes cênicas e a psicologia, em especial a perspectiva semiótico-cultural. Temos por tema a relação entre a experiência corporal-estética e o formar-se (Bildung). Nosso foco está em pessoas que empreendem costumeiramente iniciativas de criação teatral, em especial aquelas que as tomem por atividades profissionais. Objetivamos responder à questão: Qual o papel da experiência corporal-estética na formação do ser-ator e nos seus processos de construção de conhecimento a respeito do seu potencial de ação simbólica? Utilizamos, para tanto, da explicitação e análise de parte das experiências práticas do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica, quando da montagem de dois espetáculos teatrais - Favores da Lua o prólogo e O Touro Branco. Essas experiências ilustram três eixos de discussão teórica de que nos utilizamos para responder a questão central desta investigação: 1 a ideia de Merleau-Ponty (2006a; 2006b; 2011; 2012; 2013) de que o homem é um fenômeno senciente que persiste no tempo; 2 a aproximação que Gadamer (1985; 2008; 2010; 2011) faz entre as artes, o jogo e festa, de onde reconhecemos uma dupla possibilidade de experiência do tempo como linear e como cíclico e a repetição como categoria temporal das artes cênicas; 3 o desenvolvimento conceitual de Boesch (1991) sobre cultura e ação em articulação com as propostas de Elias (1993; 1994a; 1994b; 1998) sobre a inevitável interdependência constitutiva entre identidade de grupo e identidade pessoal. Concluímos existir um conhecimento inerente à criação teatral, que se refere a certo poder do ser sobre o mundo. Esse poder, quando alargado, reorganiza a existência senciente do ser e nisso estabelece novas possibilidades e limites para suas relações futuras com esse mesmo mundo. A formação, nesses termos, com que lidamos nesta pesquisa é, nos termos gadamerianos, um constante sair de si para voltar a si modificado
Título em inglês
The Scenic Arts and the Semiotic-Cultural Construtivism in Psychology: dialogs from corporal-aesthetic experience in Scenic Poetic Composition
Palavras-chave em inglês
Bildung
Corporal-Aesthetic Experience
Making-Knowledge
Scenic Arts
Semiotic-Cultural Constructivism
Resumo em inglês
This research stands on the boundaries between scenic arts and the psychology, in particular the semiotic-cultural perspective. We have as a subject-matter the relationship between corporal-aesthetic experience and the Bildung. Our focus is on people that get involved with theatrical creative processes, particularly those who consider them as professional activities. Our goal is to answer the question: Which is the role of corporal-aesthetic experience in the bildung of being-actor and in the processes of making-knowledge regarding to his potential of symbolic action? We use, therefore, the explanation and analysis of practical experiences of I-Other Nucleus of Scenic Research, while set up of two theater shows - "Favours of the Moon - the prologue" and "The White Bull". These experiences illustrate three areas of theoretical discussion that we use to answer the central question of this research: 1 - the idea by Merleau-Ponty (2006a, 2006b, 2011; 2012; 2013) that man is a sentient phenomenon that persists over time; 2 the approximation that Gadamer (1985; 2008, 2010, 2011) makes between the arts, play and party, where we recognize the possibility of a dual experience of time - as linear and cyclic - and the repetition as a temporal category of scenic arts; 3 - the conceptual development by Boesch (1991) on culture and action, which we articulate with the proposals by Elias (1993, 1994a, 1994b, 1998) on the inevitable constitutive interdependence between both group and personal identity. We conclude there is an inherent knowledge to the theatrical creation, which refers to a certain power of being on the world. This power, when extended, reorganizes the sentient existence of being and that establishes new limits and possibilities for his future relationship with the world. The Bildung, in these terms, we deal with in this research is, in accordance with Gadamerian´s terms, a constant leaving itself to get back to itself modified
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
sampaio_do.pdf (1.25 Mbytes)
sampaio_parcial.pdf (445.27 Kbytes)
Data de Publicação
2015-04-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.