• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2007.tde-23012008-113208
Documento
Autor
Nombre completo
Mauricio Rodrigues de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Figueiredo, Luiz Claudio Mendonca (Presidente)
Coelho Junior, Nelson Ernesto
Durham, Eunice Ribeiro
Koltai, Caterina
Silva Junior, Nelson da
Título en portugués
Experiência do outro, estranhamento de si : dimensões da alteridade em antropologia e psicanálise
Palabras clave en portugués
alteridade
antropologia
psicanálise
Resumen en portugués
O presente trabalho consiste em um estudo acerca do impacto psíquico provocado pela experiência da alteridade. Com efeito, enfatizando a dimensão inconsciente que permeia tanto a prática clínica quanto a pesquisa com grupos das mais diversas naturezas, visa estabelecer pontos de contato entre a antropologia e a psicanálise no terreno interpretativo e político da negociação de sentido. Para tanto, realizou um percurso histórico por algumas das principais escolas da antropologia para, em tal movimento, localizar um contraponto nas matrizes dessa disciplina que pode ser qualificado como "explicação" versus "compreensão". Ou seja, trata-se da maior ou menor afirmação da capacidade de traduzir ou representar objetivamente as diferenças expostas por culturas alheias. Visando propor saídas para tal dilema ao mesmo tempo ético e epistemológico, este estudo ampliou tal discussão para nela incluir um outro ramo do saber: a psicanálise. Então, pela via de leituras pormenorizadas dos conceitos de "inquietante" e de "construção", alcançou a idéia de que a diferença imposta pelo outro no contexto da clínica é inseparável da diferença do Inconsciente, dono de uma narrativa e de uma temporalidade particulares que se recusam a obedecer aos ditames do pensamento representacional. Em decorrência disso, o estranho e o negativo do encontro analítico passam a aparecer como lugares do possível, ampliando o conceito de alteridade e as capacidades da interpretação - agora um meio termo entre a produção de sentido e a experiência do vazio. Eis a lição da não-lição proposta por este inquietante outro do Inconsciente à etnografia e mesmo às chamadas Ciências Humanas como um todo: admitir a possibilidade do sentido, mas não necessariamente o seu encerramento, fornecendo assim uma expressão menos comprometida a um estrangeiro agora irredutível a códigos pré-estabelecidos. Isso significa a admissão de que o movimento do conhecimento não pode prescindir da criação de espaços para o novo e mesmo para o desconcertante, incluindo-se aí tudo aquilo que escapa à procura racional, como os afetos, as surpresas e, com eles, uma por vezes dolorosa - mas, ao mesmo tempo, potencialmente criativa - sensação de incompletude.
Título en inglés
Experience of the other, strangeness of the self : dimensions of otherness in anthropology and psychoanalysis
Palabras clave en inglés
alterity
anthropology
psychoanalysis
Resumen en inglés
This work studies the psyquic impact provoked by the experience of otherness. Furthermore, emphasizing the unconscious dimension that is present in clinical practice and in researches concerning groups of different natures, it intends to establish points of contact between anthropology and psychoanalysis in the political and interpretative field of negotiation of meaning. To pursue this aim, it performed an historical review of the contributions of some of the most important anthropological schools, locating in the matrix of this discipline a counterpoint that can be qualified as "explication" versus "comprehension". In other words, the problem here is to affirm the major or minor capacity to traduce or represent objectively the differences exposed by alien cultures. In a way to propose some possibilities for this ethical and epistemological dilemma, the present study extended this discussion to include on it the knowledge brought by psychoanalysis. Therefore, by detailed readings of the concepts of "uncanny" and "construction" it reached the idea that the difference imposed by the other in the clinics is not separated from the difference of the Unconscious, owner of particulars narrative and temporality that refuse to obey the principles of representational thought. Because of that, the strangeness and the negative of the analytic encounter become places of possibility, amplifying the concept of otherness and the capacities of interpretation - now placed in a mid-point between the production of sense and the experience of emptiness. That's the lesson of non-lesson proposed by this uncanny other of the Unconscious to ethnography and even to Human Sciences as a whole: to admit the possibility of sense, but not necessarily its ending, offering a less compromised expression to a stranger that now cannot be reduced to previously set codes. This means to admit that the movement of knowledge cannot give up the creation of spaces to the new and even to what is disconcerting, including all that escapes a rational search, like feelings, surprises and, together with them, a sometimes painful - but also potentially creative - sensation of incompleteness
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Souza_M_R_tde.pdf (1.40 Mbytes)
Fecha de Publicación
2008-01-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.