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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.47.2010.tde-09022011-153128
Documento
Autor
Nome completo
Augusto Amato Neto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Hübner, Maria Martha Costa (Presidente)
Santoro, Cibele Freire
Souza, Silvia Regina de
Título em português
Efeitos do comportamento verbal modelado e instruído sobre a escolha de modalidades esportivas em um jogo de videogame
Palavras-chave em português
Comunicação verbal
Controle de estímulos
Jogos de computador
Resumo em português
Experimentos que investigam relações empíricas entre comportamento verbal e não verbal têm, em geral, manipulado tanto as descrições de contingências e observado seus efeitos sobre a resposta na contingência em vigor, como manipulado as contingências em vigor e observado os efeitos sobre as descrições das contingências. Estas pesquisas comparam os procedimentos de modelagem e instrução verbal, discutindo suas respectivas eficácias em serem acompanhados pelo comportamento não verbal correspondente. Uma forma alternativa de manipulação de antecedentes verbais, recentemente empregada com sucesso, é a modelagem de descrições de uma contingência que opera sobre o comportamento (frase qualificadora da atividade alvo) em vez da modelagem da descrição do comportamento alvo. O presente estudo testou a generalidade dos procedimentos de modelagem de frases qualificadoras e de instruções sobre a escolha de modalidades esportivas em um jogo de videogame. Quatro modalidades esportivas estavam disponíveis em sessões de livre escolha de jogo e de fotografias, dispostas antes da modelagem da escolha de frases. A modalidade menos escolhida, nas sessões de jogo em linha de base, definiu o critério da modelagem verbal para cada participante, tornando-se a modalidade alvo. Quatro frases qualificadoras compunham cada tentativa da modelagem verbal e a modalidade alvo, quando escolhida, era seguida de pontos. Atingido o critério de 100% de acerto na modalidade alvo em uma única sessão, sessões de livre escolha de jogo e de fotografias testaram os efeitos da modelagem verbal. Das oito crianças submetidas ao procedimento, apenas uma apresentou aumento no tempo despendido na modalidade alvo. Quatro participantes cuja modelagem não foi acompanhada do comportamento de jogo na modalidade alvo foram instruídos a jogar a modalidade alvo. Nestas condições, os resultados apontam para uma eficácia maior da instrução do que da modelagem em ser acompanhada pelo comportamento não verbal correspondente. A distribuição da escolha de fotos foi alterada, após as sessões de modelagem verbal, para seis dos oito participantes. Os resultados foram discutidos de acordo com o conceito de controle de estímulos aplicado a comportamentos governados verbalmente e categorizados em três tipos de controle, a saber, efeitos nulos, precisos e indeléveis do comportamento verbal modelado e instruído
Título em inglês
Effects of shaped and instructed verbal behavior upon choices of the sports modalities in a videogame
Palavras-chave em inglês
Computer games
Stimulus control
Verbal communication
Resumo em inglês
The present study evaluated the effects of shaping a response class (differential reinforcement for the choice of qualifying phrases related to sports modalities) upon another class (the choice of the sports modalities in a videogame). Four sports modalities were available in free choice sessions that displayed games and photographs before the choice for the phrase shaping. The least chosen modality on the baseline game sessions defined the verbal shaping criterion for each participant, becoming the target modality. Four qualifying phrases made up each attempt of verbal shaping. When the target modality was chosen, points were delivered. When 100 per cent of the choices made were successful en relation to the target modality, free choice sessions of games and photographs tested the shaping effects. From the eight children who were submitted to the procedure only one presented an increase on the time spent on the target modality. Four participants whose shaping was not followed by the game behavior on the target modality were instructed to play on the target modality. Under these conditions, the results point to a higher efficacy of instructions in opposition to verbal shaping in terms of being followed by the corresponding non-verbal behavior. The arrangement of the photographs chosen was modified after the verbal shaping sessions for six out of the eight participants. The results were discussed according to the stimulus control concept applied to verbally governed behaviors classified according to three types of control, namely: null, transitory and marking effects of the shaped and instructed verbal behavior
 
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amato_me.PDF (530.07 Kbytes)
Data de Publicação
2011-04-12
 
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