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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2016.tde-26092016-111339
Documento
Autor
Nome completo
Patricia Moratti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Custodio, Eda Marconi (Presidente)
Gomes, Katia Pavani da Silva
Kupfer, Maria Cristina Machado
Título em português
As relações de cuidados com bebês em creches: um olhar possível
Palavras-chave em português
Bebês
Creches
Cuidados na primeira infância
Desenvolvimento infantil
Psicanálise
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo analisar as relações de cuidados que se estabelecem entre as profissionais e os bebês em creches para discutir como esse ambiente contribui para o desenvolvimento psíquico dessas crianças. As observações das relações de cuidados com os bebês foram realizadas durante acompanhamento das profissionais em serviço nas creches. Esse acompanhamento oportunizou o conhecimento das rotinas de cuidados com as crianças e, a partir disso, algumas intervenções foram realizadas tanto com os bebês quanto com as profissionais para compreensão das relações de cuidados que se estabeleciam entre eles. Buscou-se a partir de um referencial psicanalítico, alguns conceitos para a leitura das relações de cuidados com os bebês, destacando como operadores de leitura, particularmente, aqueles que tratam da relação de cuidados e seus aspectos constituintes como facilitadores do desenvolvimento psíquico de bebês. Tendo como foco as relações de cuidados analisou-se cenas que mostram fragmentos dessas relações de cuidados entre as profissionais e os bebês. Por fim, discutiu-se essas relações de cuidados, descrevendo como aconteciam e, como as ações interventivas realizadas se desdobraram no ambiente das creches, mostrando os efeitos que se produziram nas relações de cuidados com os bebês. Refletiu-se como ações simples podem criar cuidados possíveis, promovendo o desenvolvimento psíquico dos bebês, ao mesmo passo, apoiar as profissionais na direção da realização dos cuidados com os bebês em creches
Título em inglês
The relationships of care with babies in day cares: A possible approach
Palavras-chave em inglês
Babies
Child development
Day cares
Early childhood care
Psychoanalyses
Resumo em inglês
This study has the objective to analyse the relations of cares established between professionals and babies in day cares, in order to discuss how this environment contributes to the psychic development of these children. The observations of these relations were made while following the routine of professionals working in day cares. This monitoring enabled the knowledge of the routines of cares with the children, and through that, some interventions were made with the babies and the professions in order to understand the relations of cares between them. Concepts of psychoanalytical reference were used for interpretations, operationalized particularly by those that deal with the relations of care and their constitutive aspect of facilitating the psychic development of babies. With focus on relations of cares, we have analysed scenes with fragments of these relations between professionals and babies. At last, we discussed these relations by describing how they occurred and how the interventions unfold in the day care environment, showing the effects produced in the relations of cares with the babies. We have thus reflected upon how simple actions can create possible cares, promoting the psychic development of the babies, and the support of professionals to promote cares with babies in day cares
 
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moratti_corrigida.pdf (1.79 Mbytes)
Data de Publicação
2016-09-28
 
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