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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2010.tde-22072010-101652
Documento
Autor
Nome completo
Cyntia de Almeida Leonel Ferreira Mendes Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Lomonaco, Jose Fernando Bitencourt (Presidente)
Azevedo, Antonia Cristina Peluso de
Bussab, Vera Silvia Raad
Macedo, Lino de
Meira, Marisa Eugênia Melillo
Título em português
A idéia do determinismo infantil entre estudantes de psicologia: proposta de uma escala de avaliação
Palavras-chave em português
Determinismo infantil
Escala de determinismo infantil
Primeira infância
Psicologia do desenvolvimento
Resumo em português
Este trabalho pretende avaliar, em caráter exploratório, em que medida os alunos dos primeiros e últimos anos de Psicologia de diferentes instituições de ensino tendem a aceitar ou, inversamente, rejeitar a idéia do determinismo infantil. Para tal avaliação, foi proposta uma escala do tipo Likert, denominada Escala de Determinismo Infantil - EDI, composta por quinze afirmativas, fundamentadas em diferentes concepções teóricas, frente as quais o aluno deve se posicionar, concordando ou discordando. Visando pautar as discussões e avaliações precedentes, realizou-se revisão bibliográfica, na qual são apresentados e discutidos autores e pesquisas que contribuem para a idéia do determinismo infantil e de autores e pesquisas que, contrariamente, criticam ou questionam esta mesma idéia. Além disso, acrescentou-se capítulo em que se discute se a concepção determinista em apreço corresponde a uma representação social. Buscou-se também discutir, em capítulo introdutório, o contexto sócio-histórico que marcou o estudo das primeiras experiências, favorecendo-se a crença na mencionada concepção. Após a revisão bibliográfica acima comentada, realizou-se a apresentação e discussão do método, caracterizandose os sujeitos, o material e o procedimento envolvidos na pesquisa. Seguiu-se a apresentação dos resultados, obtidos por meio da aplicação e posterior análise estatística dos dados provenientes da EDI. Por fim, foi realizada discussão dos resultados, refletindo-se sobre as possíveis implicações destes na formação e futura atuação dos profissionais de Psicologia
Título em inglês
The idea about infant determinism among psychology student : proposal of rating scale
Palavras-chave em inglês
Developmental psychology
First childhood
Infant determinism scale
Infant determinism
Resumo em inglês
This work pretends to evaluate, in a exploring way, how the students from the first and last year of Psychology by different institution of education tend to accept or, inversally, to reject the idea about infant determinism. To this evaluation, was made a proposal one likert scale, named Infant Determinism Scale- EDI, composed by fifteen affirmative, based in different theoretical conception, in front of these the students must to take a position, agreeing or disagreeing. Search for to list the discussion and preceding valuations, was maked bibliographyc revision, in which are introducing and discussing authors and search that contributing to the infant determinism idea and by authors and investigations that, on the contrary, make criticism or question this same idea. Besides, was added chapter in which are discussing if the determinism idea in focus correspond to an social representation. Was looked for to discuss, in an introductory chapter, the social-historical context that marked the study of the first experience, favouring the mention idea. After the bibliographic revision commented above, was accomplished the presentation and discussion of the method, characterizing the subjects, the material and the procedure involved in the search. Was followed the result presentation obtained by the application and subsequent statistics datum from the EDI. Finnally, was realized result discussion, thinking about these possible implications in the formation and future actuation of psychology professionals
 
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pereira_do.pdf (608.76 Kbytes)
Data de Publicação
2010-09-23
 
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