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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2009.tde-22022010-104135
Documento
Autor
Nome completo
Luciana Bittencourt Fevorini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Lomonaco, Jose Fernando Bitencourt (Presidente)
Leme, Maria Isabel da Silva
Gomes, Heloisa Szymansky Ribeiro
Mandelbaum, Belinda Piltcher Haber
Romanelli, Geraldo
Título em português
O envolvimento dos pais na educação escolar dos filhos: um estudo exploratório
Palavras-chave em português
Crise da família
Família
Relações pais-escola
Rendimento escolar
Resumo em português
O presente estudo procurou avaliar o grau de envolvimento dos pais, das classes sociais média-alta e alta na educação escolar dos filhos. Para isso, algumas escolas que atendem a esse público foram procuradas com a solicitação da permissão de conversar com algumas das famílias de seus alunos. A seleção das escolas particulares da cidade de São Paulo foi feita a partir dos resultados de seus alunos no exame do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio): escolheu-se uma escola com boa colocação (entre as dez primeiras), uma com colocação média (entre as 60 primeiras) e uma que não obteve bons resultados. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada com casais de pais ou apenas com a mãe. Foram realizadas 13 entrevistas, totalizando 21 entrevistados. A análise dos resultados revelou que esses pais e mães, contrariando estereótipos e/ou crenças comuns a respeito do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos, mostraram-se muito envolvidos com a escolaridade dos filhos e afirmaram não delegar à escola tarefas como a formação de valores e o estímulo à disciplina. A ideia de diferentes estudiosos de que a família vive uma crise de valores e de autoridade e que delega à escola tarefas que não se sente capaz de realizar não foi corroborada neste estudo. Em face dos resultados, foram sugeridos alguns caminhos para que a escola possa desenvolver uma parceria efetiva com as famílias de seus alunos: estabelecer relações simétricas e de corresponsabilidade com os pais e oferecer a eles espaços de debate e reflexão sobre questões que vivenciam no dia-a-dia com seus filhos.
Título em inglês
Parents involvement in children's learning: an exploratory study
Palavras-chave em inglês
Academic achievement
Family
Family crises
Parent school relationship
Resumo em inglês
This study aimed to assess the degree of involvement of both high middle-class and upper class families in their children's education. The selection of private schools in São Paulo, SP, was based on students' performance at ENEM (National High School Standardized Examination). Three kinds of schools were chosen: one ranking among the top ten first, one from the sixty top first, and one whose performance was below average. A semi-structured interview was used as the instrument for the collection of data. Thirteen interviews with couples or with just the mother were carried out, totaling 21 interviewees. The analysis of the results shows that those parents, contradicting stereotypes and widespread beliefs about parent involvement in their children's learning process, are in fact deeply involved, and do not delegate the school to teach students such things as moral values and discipline. The idea shared by various scholars that families are at present undergoing both a value and an authority crisis and that they expect their children's school to do what they feel unable to do has not been corroborated by this study. In face of the results obtained, some suggestions have been put forward on how the school might develop an effective partnership with students' families: establishing symmetric and coresponsible relationships with parents and offering them an opportunity to stir up debate and reflection on the issues they experience with their children on an everyday basis.
 
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Fevorini_DO.pdf (678.01 Kbytes)
Data de Publicação
2010-02-25
 
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