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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.47.2015.tde-07072015-122911
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Taveiros Brasil
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Crochik, Jose Leon (Presidente)
Galuch, Maria Terezinha Bellanda
Kohatsu, Lineu Norió
Título em português
Referenciais teórico-críticos em psicologia escolar: uma análise a partir da Teoria Crítica da Sociedade
Palavras-chave em português
Formação em psicologia
Psicologia escolar
Referenciais críticos
Teoria crítica
Resumo em português
Este trabalho tem por objetivo verificar como se apresenta e se discute a temática dos referenciais teórico-críticos em psicologia escolar no conjunto da produção acadêmica que reúne as pesquisas defendidas em programas de pós-graduação stricto-sensu (psicologia/educação) de universidades das regiões sul e sudeste do Brasil, entre os anos de 1984 e 2013. Para tanto, foram consultadas as bibliotecas virtuais da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Obteve-se acesso ao número de 1.109 resumos, cuja leitura permitiu que se chegasse a 27 estudos (dissertações de mestrado, teses de doutorado e uma tese de livre-docência) que, por sua vez, trouxeram elementos em relação aos quais foi possível empreender uma análise orientada pelo referencial da Teoria Crítica da Sociedade (sobretudo pelas elaborações teóricas de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse). A partir da leitura desses 27 resumos, foram criadas seis categorias que balizaram o trabalho de análise dos dados. São elas: Movimento contraditório da razão na ciência / Concepção de ideologia que se apresenta / Papel exercido pela tecnologia na educação / A pseudoformação e a inibição do pensamento / Concepções acerca das relações teoria-práxis / Tensões nas relações indivíduo-sociedade. Os dados numéricos a respeito de referenciais teóricos adotados nos trabalhos selecionados conduzem aos seguintes indicadores: maior quantidade de estudos orientados por referenciais teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Psicologia Institucional. Quanto ao delineamento metodológico dessas pesquisas, constatou-se a predominância de trabalhos empíricos em relação aos estudos teóricos e, a partir da leitura do conjunto desses trabalhos, três foram selecionados para uma análise mais detalhada por revelarem diferentes tendências na apropriação do objeto de interesse aqui apresentado. Concluída a análise, procede-se às considerações finais, a partir das quais destacam-se: a discussão acerca do conceito de crítica, a necessidade de análise das condições sociais objetivas que permeiam os encontros da psicologia com a educação escolar, a crítica às ideias de relação simétrica entre ciência e política, a negação do indivíduo na sociedade contemporânea, a importância de ater-se ao caráter histórico da ideologia, o problema epistêmico de ecletismos teóricos, os limites e desafios da psicologia na educação escolar e da formação do psicólogo inclinado às questões e problemas da escolarização
Título em inglês
Theoretical and critical frameworks in school psychology: an analysis based on the Critical Theory of Society
Palavras-chave em inglês
Critical frameworks
Critical theory
School psychology
Training in psychology
Resumo em inglês
The objective of this study is to check the manner in which theoretical and critical frameworks in school psychology are presented and discussed in the set of academic works that gathers research defended in postgraduate programs stricto-sensu (psychology and education). For that, the virtual libraries from two universities - Universidade de São Paulo (USP) and Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - were consulted to gain access to 1,109 abstracts, which after reading led to the number of 27 studies (master's, doctoral and postdoctoral theses) that, in turn, yielded elements in relation to which analysis based on the framework of the Critical Theory of Society (primarily by means of the theoretical works of Theodor W. Adorno, Max Horkheimer and Herbert Marcuse) could be applied. Based on the reading of these 27 abstracts, six categories were created to guide the work of data analysis. The categories were the contradictory movement of reason in science, the concept of ideology that was used, the role played by technology in education, the pseudo-formation and the inhibition of thought, the conceptions on the relationship between theory and praxis and the tensions in the relationship between the individual and society. The numerical data on theoretical frameworks adopted in selected studies lead to the following indicators: a higher number of studies guided by theoretical frameworks oriented by the Cultural-Historical Psychology and Institutional Psychology. With regard to the methodological design of the works, there was a predominance of empirical research as compared to the theoretical studies. After reading the entire set of 27 studies, three were selected for more detailed analysis since they revealed different tendencies in appropriation of the object. The final considerations followed the data analysis include a discussion about the concept of criticism, the need to analyze the objective social conditions in discussing encounters between psychology and school education, criticism of some intentions to form a type of symmetrical relationship between science and politics, negation of the individual in contemporary society, the importance of maintaining the historical character of ideology, epistemic problem of theoretical eclecticisms, limits and challenges of psychology in school education and the training of psychologist interested in the issues and schooling problems.
 
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brasil_corrigida.pdf (2.01 Mbytes)
Data de Publicação
2015-07-23
 
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