• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.46.1973.tde-29072010-114929
Documento
Autor
Nome completo
Yoshio Kawano
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1973
Orientador
Título em português
Espectros vibracionais e análise em coordenadas normais de alguns adutos de tetracloreto de titânio com ligantes iônicos
Palavras-chave em português
Adutos
Coordenadas normais
Vibracional
Resumo em português
Foram preparados adutos de tetracloreto de titânio com ligantes orgânicos monodentados do tipo TiC14.2L, onde L = CH3CN, CD3CN, C2H5CN, C2H3CN, C6H5CN, C5H5N, C5D5N, (CH3)2S e (C2H5)2S. Foram feitas as previsões espectrais, pela aplicação da teoria de grupo, para o esqueleto do aduto TiCl4.2L, tendo em vista as três possíveis configurações: D4h, D2d e C2v. Os espectros vibracionais foram obtidos em estado sólido, sendo que para os adutos TiC14.2CH3CN e TiC14.2C2H5CN também o foram em solução, usando como solventes os respectivos ligantes. Os espectros Raman de todos os compostos e os espectros infravermelho dos adutos com os ligantes: acetonitrila deuterada, piridina deuterada e dietilssulfeto, são originais. Para maior facilidade na discussão e interpretação dos espectros os adutos foram agrupados em três conjuntos, caracterizados pela semelhança dos espectros vibracionais, especialmente, Raman. O primeiro conjunto compreende os adutos com nitrilas, o segundo os com piridina e o terceiro os com sulfetos. A análise dos espectros sugere que: a) Os compostos de adição do primeiro conjunto pertencem à configuração cis-octaédrica, grupo pontual C2v. b) O esqueleto dos adutos do segundo conjunto possuem configuração trans-octaédrica, simetria D4h. Para os complexos do terceiro conjunto não foi possível concluir, com base nos espectros vibracionais, a configuração do esqueleto. Foi feita uma tentativa de atribuição das frequências dos esqueletos para os adutos do primeiro e do segundo conjunto, com a utilização de vários argumentos empíricos. São discutidos alguns deslocamentos de frequências do ligante devido à coordenação. A análise em coordenadas normais, usando o campo de força de Urey-Bradley com duas interações, para os adutos de tetracloreto de titânio com acetonitrila e acetonitrila deuterada, confirma a atribuição feita.
Título em inglês
Vibracional spectra and normal coordinates analyses of some titanium tetrachroride adducts with organic ligants
Palavras-chave em inglês
Adducts
Normal coordinates
Vibracional
Resumo em inglês
Abstract not available.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-07-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.