• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Ribeiro Busatta Barberino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Magalhaes, Marcos Nascimento (Presidente)
Silva, Claudia Borim da
Silveira, Maria Helena
Título em português
Ensino de estatística através de projetos
Palavras-chave em português
Ensino
Ensino médio
Escola pública
Estatística
Paulo Freire
Projeto
Vygotsky
Resumo em português
A presente dissertação discute o uso da metodologia de projetos para o ensino de Estatística em uma escola pública do estado de São Paulo. Baseados na pedagogia freiriana, na psicologia histórica-social de Vygotsky e a partir de estudos sobre o letramento estatístico e uso de projetos no ensino, elaboramos uma proposta de ensino-aprendizagem para ser desenvolvida com alunos do último ano do Ensino Médio. A proposta busca oferecer ao educando um contato direto e contextualizado com a análise estatística, uma vez que ele estuda uma situação de seu interesse, obtendo e analisando informações sobre o tema escolhido. O estudo dos conceitos estatísticos previstos para esta série ocorre simultaneamente com o desenvolvimento do projeto dos estudantes. O contato direto com os dados auxilia o efetivo aprendizado dos conceitos estatísticos, além de permitir uma melhor reflexão sobre o uso das pesquisas estatísticas. Desse modo, busca-se a construção de um estudante crítico que entenda as informações em seu cotidiano.
Título em inglês
Teaching statistics through projects
Palavras-chave em inglês
High school
Paulo Freire
Project
Statistics
Teaching
Vygotsky
Resumo em inglês
This dissertation discusses the use of the project methodology for teaching statistics in a public school located in São Paulo State. Based on Freire's pedagogy, on historical-social Vygotsky's psychology, on studies about statistical literacy and on the use of projects in education, a teaching-learning proposal was developed to be applied on classes of senior high school students. The proposal allows the student contact with statistical analysis, once the student chooses a situation of his interest, obtaining and analyzing information concerning the subject. The study of statistical concepts occurs simultaneously with the students research project. The direct contact with the data helps the effective learning and provides a better reflection on the use of statistical concepts. Therefore, this proposal seeks to construct a critical student who is able to understand the information in his daily life.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-04-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.