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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.45.2006.tde-19062012-163305
Documento
Autor
Nome completo
Daniel de Angelis Cordeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Lejbman, Alfredo Goldman Vel (Presidente)
Cerqueira, Renato Fontoura de Gusmão
Gubitoso, Marco Dimas
Título em português
Estudo de escalabilidade de servidores baseados em eventos em sitemas multiprocessados: um estudo de caso completo"
Palavras-chave em português
computação paralela
escalabilidade
jogos de computadores
programação baseada em eventos
QuakeWorld
Resumo em português
O crescimento explosivo no número de usuários de Internet levou arquitetos de software a reavaliarem questões relacionadas à escalabilidade de serviços que são disponibilizados em larga escala. Projetar arquiteturas de software que não apresentem degradação no desempenho com o aumento no número de acessos concorrentes ainda é um desafio. Neste trabalho, investigamos o impacto do sistema operacional em questões relacionadas ao desempenho, paralelização e escalabilidade de jogos interativos multi-usuários. Em particular, estudamos e estendemos o jogo interativo, multi-usuário, QuakeWorld, disponibilizado publicamente pela id Software sob a licença GPL. Criamos um modelo de paralelismo para a simulação distribuída realizada pelo jogo e o implementamos no servidor do QuakeWorld com adaptações que permitem que o sistema operacional gerencie de forma adequada a execução da carga de trabalho gerada.
Título em inglês
Scalability study of event-driven servers in multi-processed systems: a complete case study
Palavras-chave em inglês
computer games
event-driven programming
parallel computing
QuakeWorld
scalability
Resumo em inglês
The explosive growth in the number of Internet users made software architects reevaluate issues related to the scalability of services deployed on a large scale. It is still challenging to design software architectures that do not experience performance degradation when the concurrent access increases. In this work, we investigate the impact of the operating system in issues related to performance, parallelization, and scalability of interactive multiplayer games. Particularly, we study and extend the interactive, multiplayer game QuakeWorld, made publicly available by id Software under GPL license. We have created a new parallelization model for Quake's distributed simulation and implemented that model in QuakeWorld server with adaptations that allows the operating system to manage the execution of the generated workload in a more convenient way.
 
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Data de Publicação
2012-07-03
 
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  • CORDEIRO, Daniel, DA SILVA, Dilma, and GOLDMAN, Alfredo. Load Balancing on an Interactive Multiplayer Game Server [doi:10.1007/978-3-540-74466-5_21]. In Lecture Notes in Computer Science [online], Rennes, France, 2007. Berlin : Springer, 2007. vol. 4641, p. 184-194.
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