• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2012.tde-27032012-135927
Documento
Autor
Nome completo
Thiago de Oliveira Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Correa, Umberto Cesar (Presidente)
Basso, Luciano
Perotti Junior, Alaercio
Título em português
O efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa
Palavras-chave em português
Dificuldade funcional
Dificuldade nominal
Efeito da interferência contextual
Resumo em português
O objetivo do presente trabalho foi investigar os efeitos da interferência contextual em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa. Participaram do estudo 160 adultos de ambos os sexos. Os participantes divididos em grupos de experientes e inexperientes praticaram uma tarefa simples ou complexa de timing coincidente, sob regime aleatório ou por blocos, totalizando oito grupos experimentais. As medidas de desempenho foram os erros absoluto, variável e constante. Os resultados não mostraram diferenças entre os grupos de prática aleatória e por blocos em nenhuma das condições de dificuldade (nominal e funcional). Sendo assim, concluiu-se que o efeito da interferência contextual não é dependente das dificuldades funcional e nominal da tarefa
Título em inglês
The contextual interference effect in motor skill acquisition in terms of functional and nominal difficulties of the task
Palavras-chave em inglês
Contextual interference
Functional difficulty
Nominal difficulty
Resumo em inglês
The objective of this study was to investigate the effect of contextual interference due to the lack of functional and nominal task. The study included 160 adults of both sexes. Participants were divided in groups of experience and inexperience, which performed a simple or complex task of coincident timing, under random or blocked schedule. It resulted in eight experimental groups. Performance measures were the absolute, variable, and constant errors. Results did not show differences between random and blocked groups in all conditions of difficult (nominal and functional). Therefore, it was conclude that the effect of contextual interference is not dependent of the nominal and functional difficulties of the task
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
SOUZA_TO_DISSERTACAO.pdf (788.09 Kbytes)
Data de Publicação
2012-05-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.