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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2019.tde-18122019-113147
Documento
Autor
Nome completo
Barbara Sesso Carneiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Simioni, Ana Paula Cavalcanti (Presidente)
Costa, Helouise Lima
Moraes, Marcos Antonio de
Pontes, Heloisa André
Título em português
Colecionismo e sociabilidade: relações entre Theon Spanudis e Eleonore Koch
Palavras-chave em português
Modernismo
Relações de gênero
Sociologia da Arte
Resumo em português
Theon Spanudis legou, através de um processo de doação, 367 obras de arte ao Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. O processo que transferiu esse material do âmbito privado do colecionador a uma instituição de caráter público foi feito em duas etapas, em 1979 e em 1986. Nessa transferência, sete têmperas da artista Eleonore Koch adentraram o acervo do museu. Através da análise da documentação de Theon Spanudis no Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros, esta dissertação pretende localizar o colecionador nos debates estéticos de sua época e recuperar a relação de amizade entre ele e a artista Eleonore Koch. A partir de dados sobre a artista, cuja trajetória foi muito vinculada a seu professor, o pintor Alfredo Volpi, e ao colecionador Theon Spanudis, pretende-se pontuar sua autonomia e relações no campo artístico paulista. A pesquisa tem como objetivo entender o círculo intelectual a que pertenciam artista e colecionador e de que maneira suas contribuições à arte no Brasil podem ser interpretadas em um panorama mais amplo.
Título em inglês
Collecting and sociability: relations between Theon Spanudis and Eleonore Koch
Palavras-chave em inglês
Gender Studies
Modernism
Sociology of Art
Resumo em inglês
Theon Spanudis donated 367 artworks to the Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo (MAC-USP). The process which transferred the artworks from the collector's private sphere to a public institution was done in two stages, one in 1979 and other in 1986. In the transfer, seven tempera paintings made by the artist Eleonore Koch entered the museum's collection. Through the analysis of the documentation of Theon Spanudis in the Archives of the Institute of Brazilian Studies (IEB-USP), this work intends to place the collector in the aesthetic debates of his time and recover the relationship of friendship between him and the artist Eleonore Koch. Based on data about the artist, whose trajectory was closely connect to the painter Alfredo Volpi and to the collector Theon Spanudis, this study aims to punctuate her autonomy and relationships in the artistic field of São Paulo. The research intended to understand the intellectual circle that Koch and Spanudis belonged to and how their contributions to art in Brazil might be interpreted in a broader perspective.
 
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Data de Publicação
2019-12-20
 
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