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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2005.tde-25012006-220232
Documento
Autor
Nome completo
Gilberto Jorge Haviaras
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Souza, Gilberto Francisco Martha de (Presidente)
Coelho, Tarcisio Antonio Hess
Dedini, Katia Lucchesi Cavalca
Título em português
Metodologia para análise de confiabilidade de pneus radiais em frotas de caminhões de longa distância.
Palavras-chave em português
confiabilidadade
custo
frota
metodologia
pneu
Weibull
Resumo em português
A análise de pneus em frotas de caminhões de longa distância atualmente é realizada apenas para efeito de controle de estoque e determinação de causas de falhas. A metodologia de análise de confiabilidade apresentada neste trabalho, utilizando dados obtidos de pneus sucatados, sistematiza a mensuração e análise de perda de vida útil causada por cada tipo de falha: as amostras são analisadas, verificando-se qual distribuição de probabilidade que melhor modela as amostras avaliadas quando comparadas às distribuições Weibull, normal, log-normal e exponencial; o modelo sugere uma forma de efetuar análises de confiabilidade das falhas mais freqüentes, sendo estas classificadas segundo as perdas de tempo de vida do produto. A metodologia ora proposta foi aplicada na análise de confiabilidade de pneus 295/80R22.5 empregados em frota de transporte rodoviário. Para tanto foram analisadas sucatas provenientes de 10 frotas, verificando-se que a confiabilidade do pneu é melhor representada por uma distribuição de Weibull. A aplicação desta metodologia possibilita a identificação das principais causas das falhas mais críticas, permitindo à empresa focar os esforços em medidas preventivas adequadas e definir o tempo de remoção antes da falha para obter o menor custo.
Título em inglês
Reliability methodology for radial tires analysis in highway transport fleets.
Palavras-chave em inglês
cost
fleet
methodology
reliability
tire
Weibull
Resumo em inglês
Long distance truck tire analysis is done nowadays only for the purposes of warehouse control and failure cause determination. The analysis methodology presented in this study, using tire data obtained in scrap tires, systematizes the measurement and analysis of useful tire life time losses caused by each failure type: the samples are analyzed, verifying which probability distribution best fits the evaluated samples when comparing Weibull, normal, log-normal and exponential distributions; the model suggests a way to carry out the reliability analysis of the most common failures classifying them according to product life losses. The proposed methodology was used to analyze the reliability of 295/80R22.5 tires applied in highway transport fleets. For that purpose scrap tires samples from 10 fleets were analyzed and one can verify tire reliability is better represented by a Weibull distribution. The application of this methodology makes it possible to identify the main causes of the most critical failures, allowing the fleet to focus efforts on appropriate preventive measures and define replacement time before failure to obtain the lowest cost.
 
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Metodologia_pneu.pdf (7.15 Mbytes)
Data de Publicação
2006-01-30
 
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