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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2009.tde-11082010-155259
Documento
Autor
Nome completo
Alisson Gomes de Moraes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Souza, Podalyro Amaral de (Presidente)
Koide, Sérgio
Martins, José Rodolfo Scarati
Meneghini, Julio Romano
Porto, Rodrigo de Melo
Título em português
Entropia máxima na modelação do fator de atrito (f) de escoamento forçado.
Palavras-chave em português
Entropia (matemática aplicada)
Escoamento
Mecânica dos fluidos
Perda de carga
Turbulência
Resumo em português
Esta tese apresenta um desenvolvimento do fator de atrito (f) para escoamentos incompressíveis. O desenvolvimento é baseado no modelo clássico de Colebrook-White e no recente modelo da Entropia Máxima. Este desenvolvimento pode ser considerado como um modelo conceitual, porém não completamente, por causa do relacionamento entre o número de Reynolds (Re) e o parâmetro de entropia (M) determinado através de ajustes numéricos realizados com bons dados experimentais. Quatro algoritmos de cálculo foram criados para simplificar a aplicação do modelo, evidenciando sua eficácia e a eficiência.
Título em inglês
Maximum entropy for modeling friction factor (f) from forced flow.
Palavras-chave em inglês
Flow
Friction factor
Lose energy
Maximum entropy
Universal low
Resumo em inglês
This thesis presents a development of friction factor (f) for incompressible pipe flow calculation. The development is based on the classical Colebrook-White model and on the recent maximum entropy model. The development cam be considered as a conceptual one, but not completely, because the relationship that links the Reynolds number (Re) to the entropy parameter (M) was determined by numerical fitting on accurate but experimental data. Four calculation algorithms were produced to simplify the model applications, evidencing efficiency and effectiveness.
 
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Data de Publicação
2010-09-14
 
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