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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2009.tde-29062009-103830
Documento
Autor
Nome completo
Paulo de Tarso Cronemberger Mendes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Pimenta, Paulo de Mattos (Presidente)
Almeida, Pedro Afonso de Oliveira
Bittencourt, Túlio Nogueira
El Debs, Mounir Khalil
Novák, Balthasar
Título em português
Contribuições para um modelo de gestão de pontes de concreto aplicado à rede de rodovias brasileiras.
Palavras-chave em português
Corrosão
Fadiga das estruturas
Pontes (sistemas)
Resumo em português
Um sistema de gestão de pontes, como um sistema auxiliar organizacional e de decisão, é constituído de um conjunto de atividades inter-relacionadas, voltadas para o registro e análise de todas as informações que possam contribuir para a redução do custo total das pontes, considerados todos os aspectos nele envolvidos, desde o planejamento, a execução e a manutenção às intercorrências das existências das mesmas. O trabalho apresenta a contextualização do problema, com uma retrospectiva histórica e considerações gerais sobre as principais preocupações embutidas na concepção de um sistema de gestão de pontes, e como elas são consideradas em alguns países do mundo. São apresentadas informações sobre a situação das pontes das rodovias federais brasileiras, a partir de dados obtidos junto ao DNIT Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, ao IPR Instituto de Pesquisas Rodoviárias, à ANTT Agência Nacional de Transportes Terrestres, às empresas CONCEPA, CONCER, CRT, ECOSUL, NOVADUTRA e PONTE S.A, responsáveis pelas rodovias federais em regime de concessão, à CEL Engenharia S/C Ltda e à RECONCRET Recuperação e Construção Ltda, que constituem um cadastro com 5.619 pontes, com níveis de informação que variam da localização e das dimensões em planta à existência de resultados de inspeções, croquis, fotos e coordenadas geográficas. A análise desses dados proporciona um maior conhecimento sobre a realidade das pontes das rodovias federais brasileiras, fornece subsídios para o planejamento de um sistema de gestão de pontes mais compatível com essa realidade e direciona para a compreensão dos principais aspectos que norteiam as avaliações sobre o estado das pontes, a partir de modelos em elementos finitos, que consideram os efeitos dos veículos reais, da fissuração, da corrosão das armaduras e da fadiga sobre a capacidade resistente do concreto e da armadura.
Título em inglês
Contributions for the brazilian roads network concrete bridge management model.
Palavras-chave em inglês
Bridges (systems)
Corrosion
Fatigue of structures.
Resumo em inglês
A Bridge Management System, like an organizational and decision assistant, is constituted by a set of activities directed to record and to analyze all information that can contribute to minimize the total costs of the bridges, considering all aspects involved, including planning, construction and maintenance. This work presents an historical retrospective and general comments about the main aspects involved in the conception of a Bridge Management System and how they are considered in some countries around the world. The Brazilian federal network is presented, based in data obtained at federal agencies and private companies with federal roads in concession regime, with about 5.619 bridges, varying the level of information from the situation, the width and the length, to inspections results, drafts, pictures and geographic coordinates. The analysis of these data makes possible a greater knowing about the reality of the bridges from the Brazilian network, it supplies elements to plan a Bridge Management System more compatible with this reality and contributes to understand the main aspects involved in bridges assessment, from models using finite elements method, that take account the effects of vehicles, of cracking, of reinforcement corrosion and fatigue on the strength of concrete and reinforcement.
 
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TESE_PTCM_GERAL.pdf (6.76 Mbytes)
Data de Publicação
2009-07-08
 
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