• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2014.tde-29042015-163950
Documento
Autor
Nome completo
Leila Cristina Santos Cordeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Silva, Valdir Pignatta e (Presidente)
Munaiar Neto, Jorge
Rodrigues, Francisco Carlos
Título em português
Sobre as lajes mistas de aço e concreto em situação de incêndio.
Palavras-chave em português
Ação de membrana
Incêndio
Laje mista
MACS+
Método de Bailey
Vulcan
Resumo em português
A norma brasileira ABNT NBR 14323:2013 apresenta um método para o dimensionamento de lajes mistas de aço e concreto em situação de incêndio. No entanto, esse procedimento não inclui o efeito do comportamento de membrana da laje. Usando a teoria de placas para grandes deslocamentos, esta pesquisa estabelece que as altas temperaturas podem induzir uma considerável ação de membrana de tração, auxiliando na segurança da laje em situação de incêndio. No desenvolvimento de uma ferramenta para o dimensionamento a partir do método analítico de lajes mistas em situação de incêndio, uma série de estudos foi desenvolvida para a análise do comportamento de membrana de tração a altas temperaturas. O método analítico mais conhecido é o método de Bailey. Comparações entre os métodos de Bailey e da ABNT NBR 14323:2013, e análises empregando os programas Vulcan e MACS+ foram realizadas. Neste trabalho, compararam-se resultados empregando o método de Bailey e do programa de computador MACS+, que teve por base o próprio método de Bailey. Como esperado, os resultados foram similares. Ainda, neste trabalho, realizaram-se alguns estudos numéricos empregando o método dos elementos finitos, por meio do programa de computador Vulcan e compararam-se resultados entre o método de Bailey e Vulcan. Uma investigação sobre possíveis simplificações da formulação da ABNT NBR 14323:2013 também foi realizada.
Título em inglês
About the composite steel and concrete slabs in fire situation.
Palavras-chave em inglês
Baileys method
Fire
MACS+
Membrane action
Slab
Vulcan
Resumo em inglês
The Brazilian standard ABNT NBR 14323:2013 presents a method for the composite slabs fire design. However, it doesnt include the effect of the slab behaving as a membrane. Using the theory of plates for large displacements, the research establishes that high temperatures can induce a considerable tensile membrane action, assisting in the safety of the slab in fire. In developing a tool for the analytical method composite slabs fire design, some studies were made to analyze the behavior of tensile membrane at high temperatures. The most popular analytical method is the Baileys method. In this study, analysis of the Baileys methods, the Brazilian standard and the Vulcan and MACS+ software were performed and the results were compared. As expected, the results were similar. Still, in this work, there have been some numerical studies employing the finite element method, using the computer program Vulcan, and results were compared between the Baileys method and Vulcan. An investigation about possible simplifications of the formulation presented by Brazilian standard were also developed.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-05-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.