• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2017.tde-12072017-095941
Documento
Autor
Nome completo
Nanci de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Fernandez, Francisco Javier Ramírez (Presidente)
Barco, Luiz
Contini, Rita de Cássia Mendonça Sales
Manrique, Ana Lúcia
Nakao, Osvaldo Shigueru
Título em português
Um estudo exploratório do impacto do desempenho de alunos em disciplinas básicas no curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Palavras-chave em português
Engenharia (Educação)
Ensino superior (Desempenho)
Projeto educacional
Resumo em português
Nos últimos anos, há uma crescente preocupação com o ensino de engenharia, no Brasil e no mundo. Um dos problemas dos cursos são as disciplinas do Ciclo Básico, que são muito teóricas e fora do contexto dos futuros engenheiros. O objetivo deste trabalho é estabelecer e caracterizar correlações entre disciplinas básicas do curso de Engenharia Elétrica, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tendo como referência a Estrutura Curricular vigente no período de 2000 a 2010. Para este estudo, foi realizada uma revisão da literatura, abordando-se fatos históricos no ensino de engenharia, na Europa e no Brasil, bem como um levantamento e estudo do programa de ensino, de gabaritos e provas das disciplinas escolhidas para essa pesquisa. Foram identificados conteúdos e/ou habilidades que caracterizam as correlações, verificando a importância deles para o desenvolvimento das disciplinas. Entre os resultados deste estudo, propõe-se um Projeto Integrador como alternativa para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes considerados de alto risco, de forma a possibilitar a compreensão de correlações entre disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade e a articulação de conhecimentos em cada semestre letivo trabalhado. Entre as conclusões, destaca-se a importância de os docentes do Ciclo Básico e do Ciclo Profissionalizante abrirem amplo debate, para que se estabeleça conexões importantes entre as disciplinas do curso, de forma a possibilitar a amenização dos problemas do Ciclo Básico de cursos de engenharia.
Título em inglês
An exploratory study of the impact of student's performance in general education in the course of electrical engineering at Univesity of São Paulo.
Palavras-chave em inglês
Academic achievement
Basic cycle
Disciplines
Engineering education
Integrator project
Resumo em inglês
In recent years, there is growing concern with on the teaching of engineering in Brazil and world. One of the problems of the courses is the disciplines of the Basic Cycle, which are very theoretical and out of the context of the future engineers. The objective of this work is to establish and characterize correlations between basic disciplines of the Electrical Engineering course, at the Polytechnic School of University of São Paulo, with reference to the Curricular Structure from 2000 to 2010. For this study, a literature review was made, approaching historical facts in engineering education, in Europe and Brazil, as well as a survey and study of the teaching program, templates and tests of the disciplines chosen for this research. Content and/or skills that characterize the correlations were identified, verifying their importance for the development of the disciplines. Among the results of this study, we propose an Integrator Project as an alternative to improve the academic performance of students considered to be high-risk, as way of allow the understanding of correlations between disciplines, promoting the interdisciplinarity and the articulation of knowledge in each academic semester worked. Among the conclusions, stands out the importance of the teachers of Basic Cycle and Vocational Cycle opening a wide debate, to establishing important connections between the course materials, as way of make it possible to soften the problems of the Basic Cycle of engineering courses.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-07-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.