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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2016.tde-29082016-085256
Documento
Autor
Nome completo
Jamil Kalil Naufal Júnior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Camargo Júnior, João Batista (Presidente)
Correia, Anderson Ribeiro
Cunha, Adilson Marques da
Fregni, Edson
Sato, Liria Matsumoto
Título em português
Modelo de otimização de demanda em infra-estrutura aeronáutica.
Palavras-chave em português
Aeronáutica
Algoritmos genéticos
Computação evolutiva
Infra-estrutura
Modelagem computacional
Resumo em português
Existe atualmente na sociedade um grande número de sistemas reais de alta complexidade. Esta complexidade pode ser definida tanto do ponto de vista da dificuldade em identificar todas as partes que compõem estes sistemas, como também, pela compreensão e definição real da relação entre estas partes, permitindo, desta forma uma representação adequada do comportamento global do sistema. O comportamento global destes sistemas não se caracteriza pela soma do comportamento de suas partes componentes. Normalmente, a modelagem destes sistemas não reflete, de forma realística, o seu comportamento, devido ao excesso de simplificações realizadas. Por outro lado, alguns modelos são impraticáveis de serem aplicados, devido ao excessivo esforço computacional e a restrições de tempo. O presente trabalho de pesquisa apresenta uma proposta de um modelo de otimização para um problema real de alta complexidade e com fortes requisitos de segurança (safety) encontrado na Infra-estrutura Aeronáutica Brasileira e Mundial. Este problema está relacionado ao desbalanceamento entre a capacidade e demanda em infra-estrutura aeronáutica em sistemas de transporte aéreo. Para tanto, o trabalho propõe um Modelo de Otimização de Demanda (MOD) em infra-estrutura aeronáutica, através da técnica de Inteligência Artificial denominada de Algoritmos Genéticos. A pesquisa analisa a eficiência do modelo proposto em termos da resolução do problema, bem como quanto à qualidade das respostas apresentadas. De forma complementar é avaliada a importância de cada um dos parâmetros do modelo de otimização através da sua flexibilização.
Título em inglês
Demand optimization model in aeronautical infrastructure.
Palavras-chave em inglês
Aeronautical
Computational modeling
Evolutiva computing.
Genetic algorithms
Infrastructure
Resumo em inglês
Nowadays, in the society, there are a great number of real systems with high complexity. This complexity can be justified in function of the difficulty in identifying all parts that compose these systems, but also the complex relationship between them. The global behavior of these systems is not characterized for the addition of the behavior of its contracting parties. Normally, the modeling of these systems does not reflect its realistic behavior, due the excess of simplifications carried out. On the other hand, some models are impracticable to be solved, because the extreme computational effort necessary. The present research develops a proposal of an optimization model for a real problem of high complexity and with hard safety requirements found in the Brazilian and world-wide aeronautical infrastructure. This problem deals with the unbalancing between the capacity and demand in infrastructure aeronautics in air transportation systems. The work considers a Demand Optimization Model (DOM) for aeronautical infrastructure through the technique of artificial intelligence denominated Genetic Algorithms. The research analyzes the efficiency of the considered model in terms of problem resolution, as well as, the quality of the presented answers. Of complementary form, some parameters of the model were adjusted and their importance were avaluated.
 
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Data de Publicação
2016-08-29
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • NAUFAL JR, J. K., e CAMARGO JÚNIOR, J. B. A Demand Optimization Model for Aeronautical Infrastrucuture. Journal Of The Brazilian Air Transportation Research Society, 2005, vol. 1, p. 58-68.
  • CAMARGO, G. M., et al. Definition of Selective Pressure Control Methods for Optimization of Genetic Algorithms in Air Traffic Control. In 10th IASTED International Conference on Artificial Inteligence and Soft Computing, Palma de Mallorca, 2006. Proceedings of the IASTED International Conference on Artificial Inteligence and Soft Computing.Anaheim-Calgary-Zurich : ACTA Press, 2006.
  • NAUFAL JR, J. K., e CAMARGO JÚNIOR, J. B. Modelo de Otimização de Demanda em Infra-Estrutura Aeronáutica. In III Simpósio de Transporte Aéreo, São José dos Campos, 2004.
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