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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2014.tde-26082015-163335
Documento
Autor
Nome completo
Soraia Silva Prietch
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Filgueiras, Lucia Vilela Leite (Presidente)
Aquino Junior, Plinio Thomaz
Lodi, Ana Claudia Balieiro
Nakamura, Ricardo
Souza, Patricia Cristiane de
Título em português
Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva
Palavras-chave em português
Aceitação de tecnologia
Educação inclusiva
Estudantes surdos ou com deficiência auditiva
Qualidade hedônica
Sistema de reconhecimento automático de voz
Resumo em português
Com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), as escolas regulares vêm recebendo um número maior de estudantes surdos ou com deficiência auditiva (S/DA), que antes frequentavam escolas especializadas. No entanto, dados apontam a diminuição do número de estudantes S/DA matriculados no ensino fundamental para o ensino médio, e do ensino médio para o ensino superior; ou seja, existem razões para se acreditar que barreiras educacionais se impõem no caminho desses estudantes para que conquistem uma formação educacional completa. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de aceitação de tecnologias levando em consideração fatores que envolvam aspectos do contexto da educação inclusiva, bem como efetuar experimento da interação de usuários S/DA com uma tecnologia para avaliar o modelo. Dentre os fatores mencionados um deles se refere às potenciais barreiras educacionais vivenciadas pelos estudantes S/DA em salas de aula inclusivas. Com relação à metodologia de pesquisa, o estudo desenvolveu-se em ciclos. Na medida em que as investigações avançavam, um novo estudo iniciava, se desenvolvia e se fechava. Isso permitiu que a proposta inicial tivesse sucessivos refinamentos ao longo do tempo até o ponto em que os questionamentos iniciais foram respondidos e o objetivo foi atingido. O modelo proposto mostrou resultados positivos, no sentido de conseguir capturar os fatores que podem influenciar a aceitação de tecnologias considerando o contexto de aplicação específico, uma vez que estes incorporam os aspectos da qualidade pragmática e os aspectos da qualidade hedônica, questões relacionadas à utilidade percebida da minimização de potenciais barreiras educacionais, expectativas futuras, e condições facilitadoras. Conclui-se que o modelo engloba tanto a investigação sobre questões motivacionais pessoais dos usuários quanto a investigação de aspectos do contexto de uso, e que o modelo pode ser utilizado para a finalidade a qual foi proposto, a avaliação de aceitação de tecnologias em ambientes de educação incluvisa.
Título em inglês
Technology Acceptance for deaf students in the perspective of inclusive education
Palavras-chave em inglês
Automatic speech recognition
Hedonic quality
Inclusive education
Students who are deaf or hard of hearing
Technology acceptance
Resumo em inglês
With the foundation of the National Policy on Special Education on the Perspective of Inclusive Education (2008), mainstream schools are receiving a greater number of deaf or hard of hearing (D/HH) students, that once before were attending specialized schools. However, data point to the declining number of D/HH students enrolled from primary school to high school, and from high school students to higher education; ie, there are reasons to believe that educational barriers are imposed on the way of these students to conquer a complete education. In this context, the goal of this work is to propose a technology acceptance model that takes into account factors that ivolve aspects of the inclusive education context, as well as performing experiment on the interaction of D/HH users with a technology to evaluate the model. Among the factors, one of them refers to the potential educational barriers experienced by D/HH students in inclusive classrooms. With regard to research methodology, the study was developed in cycles. To the extent that the investigations progressed, a new study began, was unfolded and closed. This allowed successive refinements over time to the point where the initial questions were answered and the goal was reached. The proposed model has shown positive results in capturing factors that influence technology acceptance given the domain specific context, since they incorporate aspects of pragmatic quality and hedonic quality, also issues related to perceived usefulness in minimizing potential educational barriers, future expectations, and facilitating conditions. We conclude that the model encompasses both users personal motivation and context of use aspects, and the model can be used for the purpose for which it was proposed, technology acceptance evaluation considering inclusive education contexts.
 
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Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-09-03
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • Prietch, Soraia Silva, and FILGUEIRAS, L. V. L. Emotional Quality Evaluation Method for Interviewing Deaf Persons (Emotion-LIBRAS). In IADIS International Conference Interfaces and Human Computer Interaction (ICHI), Lisboa, 2012. Proceedings IADIS Multi Conference on Computer Science and Information Systems (MCCSIS).Geneve : Inder Science Publishers, 2012.
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  • Prietch, Soraia Silva, e FILGUEIRAS, L. V. L. Design afetivo e experiência do usuário. In ERI-MT 2011 II Escola Regional de Informática da SBC - Regional Mato Grosso, Cuiabá, 2011. Elos digitais: do entretenimento à educação., 2011. Resumo.
  • Prietch, Soraia Silva, e FILGUEIRAS, L. V. L. Identificação de Barreiras Educacionais Encontradas por Estudantes Surdos, com Foco em Mato Grosso, para Proposição de Solução usando Alta Tecnologia Assistiva. In 11o. Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Computador (ErgoDesign e USIHC), Manaus, 2011. Anais do 11o. Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Computador (ErgoDesign e USIHC).Manaus : UFAM, 2011.
  • Prietch, Soraia Silva, e FILGUEIRAS, L. V. L. Investigação qualitativa sobre as dificuldades encontradas por estudantes surdos e proposta de solução através do uso de alta tecnologia assistiva. In I Escola Regional de Informática de Mato Grosso - Elos Digitais: cidadãos, governo e negócios, Cuiabá, 2010. Caderno de resumos da I ERI-MT.Cuiabá : UFMT, 2010. Resumo.
  • Prietch, Soraia Silva, e FILGUEIRAS, L. V. L. Propostas de Atividades de T-Learning para Suporte ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Aprendizes Surdos. In VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), Cuiabá, 2010. Anais do VII ESUD., 2010. Dispon?vel em: http://200.129.241.72/esud/?pagina=apresentacao.
  • Prietch, Soraia Silva, e FILGUEIRAS, L. V. L. Tecnologias para Assistir Pessoas com Deficiência Auditiva: Levantamento e Discussão sobre seu Uso. In Interaction South America 2010, Curitiba, 2010. Anais do II Congresso Internacional de Design de Interação..Curitiba : IxDA Interaction Design Association, 2010.
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