• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.1999.tde-19022002-105352
Documento
Autor
Nome completo
Márcia Ito
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1999
Orientador
Banca examinadora
Sichman, Jaime Simao (Presidente)
Ranzini, Edith
Wainer, Jacques
Título em português
Uma análise do fluxo de comunicação em organizações dinâmicas de agentes.
Palavras-chave em português
agentes inteligentes
inteligencia artificial distribuida
orientacao a objetos
sistema multiagente
UML
Resumo em português
Dentre as várias áreas de pesquisa em Inteligência Artificial Distribuída, priorizamos analisar a comunicação entre os agentes de uma sociedade. É através da comunicação que os agentes podem trocar informações entre si e assim resolver de forma cooperativa um problema global ou local que existe na sociedade. A análise do fluxo de comunicação entre agentes é portanto de grande interesse da comunidade científica que se dedica à IAD. Neste trabalho, através do estudo teórico (análise matemática) e simulações computacionais, comparamos o fluxo de comunicação entre os agentes de dois modelos de organizações dinâmicas: uma organização em que os agentes realizam uma busca informada de um parceiro (Coalisão Baseada em Dependências - CBD) e uma organização em que os agentes realizam uma busca não informada de um parceiro (Rede Contractual - RC). O Sistema CENINT, um sistema multiagente (SMA) baseado no modelo RC, foi desenvolvido a fim de realizar as simulações necessárias para os estudos deste trabalho. Por outro lado, sabemos que os sistemas multiagentes são utilizados para desenvolver modelos teóricos que permitem elucidar a estrutura de processos complexos e que a orientação a objetos facilita o desenvolvimento de sistemas complexos. Percebeu-se que a orientação a objetos poderia ser uma ferramenta adequada para desenvolver sistemas multiagentes. Assim neste trabalho, optou-se por desenvolver o sistema CENINT utilizando as técnicas de orientação a objetos, mais especificamente utilizar os diagramas da UML (Unified Modeling Language) para análise e projeto do sistema.
Título em inglês
Communication flow analyse in dynamical agents organizations.
Palavras-chave em inglês
distributed artificial intelligence
intelligent agent
multiagent system
object oriented
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
marciaItoDissertacao.pdf (639.34 Kbytes)
Data de Publicação
2002-02-21
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • ITO, Marcia, and SICHMAN, Jaime Simão. Dependence based coalitions and contract net: a comparative analysis. In Pacific Rim international conference on Artificial intelligence (PRICAI), 6, Melbourne, 2000.
  • ITO, Marcia, e SICHMAN, Jaime Simão. Uma análise comparativa do fluxo de mensagens entre os modelos da rede contractual (RC*) e coalisões baseadas em dependências (CBD). In Encontro Nacional de Inteligência Artificial (ENIA), 2, Rio de Janeiro, 1999.
  • ITO, Marcia, e SICHMAN, Jaime Simão. Uma Análise do Fluxo de Comunicação em Organizações Dinâmicas de Agentes. In Encontro Nacional de Inteligência Artificial (ENIA), 1, Brasília, 1997.
  • MONARD, Maria Carolina, and SICHMAN, Jaime Simão. Advances in Artificial Intelligence [doi:10.1007/3-540-44399-1_12]. Editor. Berlin, Heidelberg : Springer Berlin Heidelberg, 2000. chap. 12, Dependence Based Coalitions and Contract Net : A Comparative Analysis, p. 106-115. Lecture Notes in Computer Science.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.