• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2009.tde-13072009-154149
Documento
Autor
Nome completo
Luis Gustavo Nardin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Sichman, Jaime Simão (Presidente)
Dignum, Maria Virgínia Ferreira de Almeida Júdice Gamito
Wassermann, Renata
Título em português
Uma arquitetura de apoio à interoperabilidade de modelos de reputação de agentes.
Palavras-chave em português
Arquitetura baseada em serviços
Inteligência artificial
Reputação
Sistemas multiagentes
Resumo em português
Em sistemas multiagentes (SMA), a impossibilidade de controle do comportamento interno dos agentes propicia a emergência de dilemas sociais. Uma das possíveis abordagens para resolver tais dilemas é a abordagem social, que tem no conceito de reputação seu principal mecanismo de controle. Para agilizar a obtenção da reputação, torna-se essencial que os agentes cooperem, trocando informações a respeito de reputação. Assim, a partir de diversas observações, avaliações e troca de informações sobre reputação pode-se observar o surgimento da ordem social no sistema global. Entretanto, a heterogeneidade semântica entre os diferentes modelos de reputação torna a interação de agentes um problema, principalmente em SMA abertos. Este trabalho propõe uma arquitetura baseada em serviços, denominada SOARI, para o tratamento deste problema. Esta arquitetura apóia o mapeamento e tradução de conceitos entre ontologias de modelos de reputação distintos através do uso de uma ontologia comum no domínio da reputação. Para ilustrar o uso da arquitetura, foram realizados diversos experimentos nos domínios de comércio eletrônico e de avaliação de obras de arte. Neste último caso, analisou-se os impactos causados nos agentes como conseqüência da habilitação de uma maior expressividade e heterogeneidade na comunicação sobre reputação.
Título em inglês
An architecture to support the agent reputation models interoperability.
Palavras-chave em inglês
Artificial inteligence
Multiagent systems
Reputation
Service oriented architecture
Resumo em inglês
In Multiagent Systems (MAS), controlling the internal agent's behavior is impossible and therefore social dilemma may emerge. One possible approach to solve the problem is the social approach, which considers reputation as its main control mechanism. In order to accelerate the reputation evaluation, it is essential that the cooperating agents could exchange information about reputation. Thus, by using observations, evaluations and information exchange about reputation the social order in the global system may occur. However, the semantic heterogeneity of different reputation models makes agent interaction a problem, especially in open MAS. This work proposes a service oriented architecture, named SOARI, to deal with this problem. This architecture supports concept mapping and translation among different reputation model ontologies by using a common ontology. In order to illustrate its deployment, several experiments in the electronic commerce and art appraisal domains were performed. In the latter it was analyzed the effects caused on the agents as a consequence of a more expressive and heterogeneous communication about reputation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-07-16
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • NARDIN, Luis G., et al. Effects of reputation communication expressiveness in virtual societies : A multivariate statistical analysis [doi:10.1007/s10588-012-9151-9]. Computational and Mathematical Organization Theory [online], .
  • Nardin, Luis G., et al. Effects of reputation communication expressiveness in virtual societies [doi:10.1007/s10588-012-9151-9]. Computational and Mathematical Organization Theory [online], 2013, vol. 20, p. 113-132.
  • Nardin, Luis G., Brandão, Anarosa A.F., and Sichman, Jaime S. Experiments on semantic interoperability of agent reputation models using the SOARI architecture [doi:10.1016/j.engappai.2011.05.004]. Engineering Applications of Artificial Intelligence [online], 2011, vol. 24, p. 1461-1471.
  • NARDIN, Luis G., BRANDãO, Anarosa A.F., and SICHMAN, Jaime S.. Experiments on semantic interoperability of agent reputation models using the SOARI architecture [doi:10.1016/j.engappai.2011.05.004]. Engineering Applications of Artificial Intelligence [online], 2011, vol. 24, n. 8, p. 1461-1471.
  • NARDIN, Luis Gustavo, et al. A service-oriented architecture to support agent reputation models interoperability. In Workshop on ontologies and their applications (WONTO), 3, Salvador, 2008.
  • NARDIN, Luis Gustavo, et al. Effects of communication expressiveness in agent reputation models interoperability: a multivariate analysis approach. In International Conference on Reputation (ICORE), 2, Montpellier, 2011.
  • NARDIN, Luis Gustavo, et al. Effects of expressiveness and heterogeneity of reputation models in the ART testbed: some preliminary experiments using the SOARI architecture. In International Workshop on Trust in Agent Societies (TRUST), 12, Budapest, 2009.
  • FALCONE, Rino, et al. Trust in Agent Societies [doi:10.1007/978-3-540-92803-4_15]. Editor. Berlin, Heidelberg : Springer Berlin Heidelberg, 2008. chap. 15, SOARI : A Service Oriented Architecture to Support Agent Reputation Models Interoperability, p. 292-307. Lecture Notes in Computer Science.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.