• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2004.tde-10032004-002135
Documento
Autor
Nome completo
George Marcel Monteiro Arcuri Smetana
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Tereza Cristina Melo de Brito (Presidente)
Ruggiero, Wilson Vicente
Specialski, Elizabeth Sueli
Título em português
Um sistema de conferência centralizada com controle de posse da palavra para educação à distância.
Palavras-chave em português
colaboração
colaborativo
computador
conferência
controle
controle de posse da palavra
educação à distância
interatividade
interface homem-máquina
LARC
MCU
moderação
moderador
multimídia
multiponto
rede
RTP
tráfego de tempo real
videoconferência
VoIP
voz sobre IP
WYSIWYS
Resumo em português
Este trabalho apresenta um sistema de conferência multiponto centralizada com controle de posse da palavra, que oferece comunicação por voz e por texto, desenvolvido para dar suporte a ferramentas de educação a distância baseadas em tecnologia web. Além do sistema de conferência multiponto, este trabalho introduz, também, conceitos de voz sobre IP (VoIP), codecs de áudio, tráfego de tempo real sobre redes IP, mecanismos de distribuição de pacotes em redes IP, conferências multimídia sobre redes IP, criação e controle de conferências e mecanismos para se controlar a transmissão de pacotes de voz em conferências multiponto, como detecção de atividade de voz (VAD) e controle de posse da palavra. O controle de posse da palavra ou moderação é uma metodologia para coordenar o acesso a recursos de mídia contínua, como os canais de áudio e vídeo em conferências, resolvendo eventuais conflitos e condições de corrida e garantindo o uso exclusivo dos mesmos por um participante da conferência. O controle de posse da palavra é apropriado para a dinâmica de uma sala de aula, onde na maioria das vezes, o professor exerce o papel de um moderador e de principal interlocutor. Além de regular o fluxo de informação na sala de aula virtual, o controle de posse da palavra também ajuda a reduzir a utilização dos recursos da rede. Como principal resultado deste trabalho, uma arquitetura para o sistema de conferência multiponto foi proposta, implementada e testada. Verificou-se que o sistema é escalável e que o controle de posse da palavra reduz o grau de interatividade entre os participantes da conferência, mas funciona eficazmente como mecanismo para reduzir a utilização dos recursos de rede. A comunicação adicional por texto ajuda a reduzir o impacto do controle de posse da palavra no grau de interatividade. Neste trabalho, o uso de uma topologia centralizada para a realização de conferências multiponto mostrou-se bastante vantajoso, principalmente porque o tráfego multicast não era suportado.
Título em inglês
A floor-controlled centralized conference system for distance learning.
Palavras-chave em inglês
collaboration
collaborative
computer
conference
control
distance learning
floor control
human-machine interface
interactivity
LARC
MCU
moderator
multimedia
multipoint
network
real-time traffic
RTP
videoconference
voice over IP
VoIP
WYSIWYS
Resumo em inglês
This work presents a centralized multipoint conference system with floor control, which offers voice and text communication capability, developed to support distance learning tools based on web technology. This work also brings concepts about voice over IP (VoIP), audio codecs, real-time traffic over IP networks, packet distribution mechanisms in IP networks, multimedia conferences over IP networks, establishment and control of conferences and mechanisms to control voice packets transmission in multipoint conferences, as Voice Activity Detection (VAD) and floor control. Floor control is a suitable methodology for coordinating access to continuous media resources, such as audio and video channels in conferences, solving resource conflicts and race conditions and guaranteeing their mutually exclusive use by one participant of the conference. Floor control is appropriate for the classroom’s dynamics, where the teacher, mostly, has the role of a moderator and main talker. Besides regulating the information flow in the virtual classroom, floor control helps reducing the need for network resources. As main result, an architecture for the multipoint conference system was proposed, implemented and tested. It was found that the system is scalable and that floor control reduces the interactivity among the conference’s participants, but works efficiently as a mechanism for reducing the need for network resources. Text communications help lowering the impact of floor control on interactivity. In this work, the deployment of a centralized topology for multipoint conferences showed to be very advantageous, mainly because multicast traffic was not supported.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2004-05-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.