• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2007.tde-09012008-180204
Documento
Autor
Nome completo
Sidney da Silva Viana
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Almeida Junior, Jorge Rady de (Presidente)
Corrêa, Pedro Luiz Pizzigatti
Ferreira, João Eduardo
Souza, Solange Nice Alves de
Traina Júnior, Caetano
Título em português
Uma linguagem de gerência de regras como extensão da linguagem SQL3.
Palavras-chave em português
Banco de dados ativos
Gerência de regras
SQL3
Resumo em português
Este trabalho adota um modelo de regras estendido, que melhora a expressividade da linguagem SQL3, propondo o uso de novas variantes para o modelo de regras ECA (Evento - Condição - Ação). Porém, este modelo estendido abrange somente a definição de regras, faltando as outras operações de gerência, como eliminar ou modificar uma regra, entre outros mecanismos necessários para gerenciar estes novos tipos de regras. Neste trabalho, propõe-se uma linguagem de gerência de regras composta de um conjunto de operações para criar, excluir e alterar as regras e suas partes, com a finalidade de obter maior reuso e manutenibilidade das regras. Para tanto, analisa-se o modelo de regras estendido, para identificar quais são as suas limitações e as propriedades do modelo a serem consideradas na especificação da linguagem de gerência de regras proposta. O resultado desta análise é utilizado para a elaboração de um repositório de regras, necessário para armazenar os tipos de regras propostos. Este repositório armazena um conjunto de regras que se deve manter consistente, da mesma forma que os dados se mantêm consistentes em um banco de dados. Para tanto, foi definido um conjunto de regras de consistência. Também, é definido um conjunto de operações de gerência de regras que auxiliam na manipulação de regras e de seus elementos, armazenadas no repositório de regras.
Título em inglês
A rule management language as extension of SQL3 language.
Palavras-chave em inglês
Active database
Rule management
SQL3
Resumo em inglês
This work uses an extended rule model which improves the expressiveness of SQL3 language, proposing the use of new variants for the ECA (Event-Condition-Action) rule model. Nevertheless, the extended model considers only the rule definition and it lacks other management operations, such as excluding or modifying rules, among others necessary mechanisms for these new rule types. In this work, a rule management language made of a set of operations for creating, eliminating and altering rules and its parts is proposed, in order to obtain greater reuse and maintainability of rules. For this purpose, the extended rule model is analyzed to identify its limitations and the properties that it supports to be considered in the rule management language proposed. The result of this analysis is used to define a rule repository, necessary for storing the rule types proposed. This repository stores a rules set which must be consistent, as well as data must be consistent in the database. Hence, a consistency rule set is defined. Besides, a rule management operations set is defined to help to handle rules and their elements, stored in the rule repository.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-02-29
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.