• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2007.tde-09012008-162108
Documento
Autor
Nome completo
Renato Jorge Galvão Teixeira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Cugnasca, Paulo Sérgio (Presidente)
Alves, Claudio Jorge Pinto
Camargo Júnior, João Batista
Título em português
Análise do impacto do uso da re-setorização dinâmica na carga de trabalho do controlador de tráfego aéreo por meio de simulações computacionais.
Palavras-chave em português
Jornada de trabalho (setorização; simulação computacional)
Transporte aéreo (controle)
Resumo em português
A crescente demanda por transporte aéreo tem provocado um aumento na densidade do fluxo de aeronaves no espaço aéreo. A sobrecarga cada vez maior de aeronaves nos setores estáticos do espaço aéreo, cujos controles são de responsabilidade dos controladores de tráfego aéreo, provoca um estado de alerta constante no gerenciamento do tráfego aéreo. Uma única falha na monitoração e controle dos setores, realizadas pelos controladores de tráfego aéreo, pode por em risco a vida de centenas de pessoas. Para garantir a segurança do espaço aéreo, o controlador de tráfego aéreo tem que realizar várias tarefas no seu dia-a-dia, estando exposto a uma carga de trabalho. Uma das frentes de pesquisas que busca balancear a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo é a Re-setorização Dinâmica. O objetivo deste trabalho de pesquisa é investigar como se comporta a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo com a utilização da Re-setorização Dinâmica, tendo como estudo de caso um espaço aéreo brasileiro de alta densidade de aeronaves.
Título em inglês
Analysis of the impact of the use of dynamic resectorization in air traffic control workload by computational simulations.
Palavras-chave em inglês
Air traffic (control)
Air traffic control
Dynamic resectorization
Workload
Resumo em inglês
The growing demand for air transportation has caused an increase in the density of aircraft flow in the airspace. The overload of aircraft in airspace sectors, which are under the air traffic controllers' responsibility, causes a permanent alert state in the air traffic management. A single controller's fault with monitoring and controlling a sector may endanger hundreds of people's lives. The air traffic controller has to perform many activities daily in order to assure safety to the air space, being exposed to a certain workload. The Dynamic Resectorization is a research line in this direction that aims to balance the workload of the air traffic controllers. The goal of this research work is to investigate the behavior of the air traffic controller workload through the use of Dynamic Resectorization, having as a case study a Brazilian air space with high aircraft density.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-02-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.