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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2014.tde-29122014-181809
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Alberto Rosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Van Noije, Wilhelmus Adrianus Maria (Presidente)
Marques, Gil da Costa
Santoro, Luiz Fernando
Swart, Jacobus Willibrordus
Yamamoto, Roberto Katsuhiro
Título em português
Modelagem de plataformas virtuais colaborativas móveis aplicada à educação em micro e nano tecnologias.
Palavras-chave em português
Aprendizagem colaborativa móvel
Educação em engenharia
Educação em microeletrônica
Educação em nanotecnologia
Tecnologia instrucional
Resumo em português
Este trabalho apresenta contribuições do autor na área da educação em engenharia, no campo da Educação em Micro e Nanoeletrônica (Microeduc) e Educação em Nanociências e Nanotecnologias (Nanoeduc) no Brasil. É apresentada a modelagem de duas plataformas virtuais experimentais denominadas microEDUC e nanoEDUC para compartilhar saberes e práticas docentes. Ferramentas de edição colaborativas e armazenamento online de mídias permitem que educadores organizem e compartilhem seus saberes a ensinar (ementas, planejamentos, planos de cursos, planos de ensino-aprendizagem, planos de aula e agendas) e saberes ensinados (práticas e experiências docentes, lista de exercícios, apresentações, videoaulas, WebQuests, apostilas, livros eletrônicos, materiais didáticos, etc.). Oficinas com estratégias de aprendizagem colaborativa móvel foram modeladas e testadas com o objetivo de estimular a curiosidade e o interesse de professores e estudantes sobre as áreas de projetos de circuitos integrados e de fabricação de dispositivos microeletrônicos. As plataformas virtuais colaborativas testadas foram ativadas na internet com o pacote de serviços Google Apps com os complementos Google Apps Script, Google App Engine, Google Sites API, Gmail API, YouTube API, Google Drive DSK e outros para criação de midiatecas online (bibliotecas, audiotecas, videotecas, wikitecas, documentecas, TVtecas, radiotecas, etc.), edições de textos e documentos colaborativos usados nas criações de roteiros para Web Rádio e Web TV, dicionários e glossários colaborativos, criação de web books, e várias outras atividades didáticas colaborativas. A documentação das oficinas colaborativas móveis, dos roteiros das mídias educativas, das análises de mídias, das instanciações automáticas de páginas e documentos para colaboração e gerenciamento de discos virtuais foram feitas na linguagem STML Scripts (Structured Text Markup Language) criada, definida e sistematizada pelo autor, durante o desenvolvimento deste trabalho. Videoaulas e videotutoriais foram produzidos com a metodologia de videocasting seguindo-se as etapas convencionais para produção de audiovisuais (pré-produção, produção e pós-produção). Os canais de Web Rádio e Web TV foram individualizados para professores e disciplinas, dentro de videotecas online com transmissões ao vivo orientadas aos dispositivos móveis. As capturadas das aulas foram feitas com filmadoras semiprofissionais de baixo custo em diferentes ambientes: sala de aula convencional, laboratório de microeletrônica e estúdio móvel de Web TV. Na Escola Politécnica da USP foram capturadas aulas testes do curso de eletrônica e etapas de processos de fabricação de transistores MOSFET no laboratório de microeletrônica. Um estúdio móvel viii de Web TV foi construído com 18 m2 de área total, para realizar testes de oficinas colaborativas, testes de VT, gravações de videoaulas, videotutoriais, transmissões experimentais de Webconferência, e de programas de Web Rádio e Web TV. Os equipamentos usados no estúdio foram condicionados na forma de kits de produção para reduzir os tempos de setup das gravações. As ferramentas e serviços utilizados nas plataformas virtuais colaborativas móveis testadas foram eficazes nos processos de planejamento das estratégias de ensino-aprendizagem, na execução das atividades didáticas das oficinas colaborativas presenciais, nas produções das videoaulas e tutoriais, porém nas dinâmicas das aulas e na efetividade da aprendizagem colaborativa móvel apresentaram diferentes resultados, correlacionados ao nível de fluência digital e tecnológica dos envolvidos: alunos, professores e assistentes. Concluiu-se, neste trabalho, que os recursos e tecnologias pesquisados mostraram-se potencialmente adequados para compartilhar e divulgar conteúdos educacionais nas áreas de MN&NN compatíveis com aplicativos web e dispositivos móveis.
Título em inglês
Modeling of mobile collaborative virtual platform applied to education in micro and nano technology.
Palavras-chave em inglês
Engineering education
Instructional technology
Microelectronics education
Mobile collaborative learning
Nanotechnology education
Resumo em inglês
This paper presents the authors contributions in the area of engineering education on thematic discussions in the field of Education in Microelectronics (Nanoeduc) and Education in Nanotechnologies (Nanoeduc) in Brazil. Proposes the modeling of two experimental virtual platforms focused on the development of teaching practices on the web, integrated with social media such as blogs, wikis, social networks, platforms for sharing media audio, video, text and image. Presents some examples of different models of potentially interesting collaborative workshops to stimulate the curiosity and interest of students in technical schools and high schools, for areas of integrated circuits design and chip manufacturing. The platforms were modeled and configured to allow that different teachers in the fields of Microelectronics and Nanotechnologies, share your knowledge, practices and teaching experiences to produce learning materials. Through STML Script language (Structured Text Markup Language) was possible to describe collaborative scripts for video production, create scripts for automatic generation of pages and content pages on web. The contents and formats of audio and video media, tested, were run on microEDUC and nanoEDUC platforms, following the traditional model for the production of radio and TV programs (pre-production, production and post-production). Transmission tests were done with live audio and video, using built-in public and private pages, created in microEDUC and nanoEDUC platforms using embedded HTML codes. Capture audio and video with teachers at the Polytechnic School of USP, for the study of suitable formats for video classes were tested. Various models of popular digital cameras and low cost camcorders with different qualities were tested. The platforms were modeled using the package of services Google Apps for Education to facilitate the integration of services: webinar, web conferencing, virtual classrooms, virtual collaboration spaces, virtual research lab, thematic online video libraries, virtual workshop scripts for Web Radio and Web TV, collaborative dictionary, collaboration on books editing, and collaborative books. A mobile studio for the production of Web TV and Web Radio was built in the style of kits It was concluded in this work that the resources and technologies researched shown to be potentially suitable to share and disseminate educational content in the areas of MN&NN compatible with web applications and mobile devices.
 
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Data de Publicação
2015-01-16
 
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