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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2017.tde-19072017-112348
Documento
Autor
Nombre completo
Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1990
Director
Tribunal
Gualda, Nicolau Dionisio Fares (Presidente)
Novaes, Antonio Galvão Naclério
Torres, Oswaldo Fadigas Fontes
Título en portugués
Análise de desempenho operacional de sistemas logísticos e de transporte: aplicações de modelos de redes de filas.
Palabras clave en portugués
Logística
Transportes
Resumen en portugués
Os modelos de redes de filas ainda são pouco utilizados na área de Logística e Transportes, apesar de algoritmos e ferramentas computacionais eficientes estarem disponíveis atualmente. Este trabalho objetiva justamente mostrar alguns desses modelos de redes de filas e aplica-los em exemplos específicos. Inicialmente, é feita uma breve revisão dos principais modelos e algoritmos encontrados na literatura, para, em seguida, resolver-se um problema de determinação de uma função de produção, usando um modelo de rede de filas em regime estacionário. Como segundo exemplo, é montado um modelo para análise de um sistema de transporte que opera com transientes, onde é utilizada a aproximação por filas determinísticas. Em ambos os casos, é realizada uma discussão sobre o conceito de saturação em uma rede de filas, sendo proposta extensão da definição do conceito para o caso de redes mistas de filas.
Título en inglés
Sem título em inglês
Palabras clave en inglés
Logistics
Transportation
Resumen en inglés
Queueing networks models have seldom been used in the Logistics and Transportation realm, although being very popular in modelling other complex systems in the Computer Sciences. This work intends to briefly describe the most common models of queueing networks and apply them in some particular cases. First of all, a production function for a logistic system is developed, using a stationary probability model. Then, a transportation system with trasients is analised, using a fluid approximation model. For both cases, the saturation concept for a closed chain is defined, and is extended for mixed queueing networks.
 
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HugoYoshizaki.pdf (1.05 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-07-19
 
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