• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2000.tde-06112001-090117
Documento
Autor
Nome completo
Cynthia Ditchfield
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Maeda, Masazi (Presidente)
Aoki, Idalina Vieira
Pitombo, Ronaldo Nogueira de Moraes
Título em português
Estudo dos métodos para a medida da atividade de água.
Palavras-chave em português
atividade de água
métodos para medida de atividade de água
Resumo em português
A atividade de água é um dos parâmetros mais mportantes para a indústria de alimentos. Existem muitos métodos para a medida da atividade de água e cada um tem suas limitações. Foram analisados os diversos métodos existentes para a medida da atividade de água, considerando-se seu princípio de funcionamento, o manuseio do equipamento, o tempo para realização da medida, a faixa de medida, a calibração do equipamento, a repetibilidade e reprodutibilidade e o custo do equipamento. Foram comparados dados da atividade de água de soluções saturadas e insaturadas de sais e de soluções de ácido sulfúrico de várias referências. O objetivo foi uniformizar os padrões adotados nos diversos métodos de medida da atividade de água. Não apenas, são apresentados os modelos matemáticos de Brunauer, Emmett e Teller e o de Guggenheim, Anderson e De Boer, para aproximar isotermas de sorção, mas também, são analisadas as aplicações das medidas da atividade de água e isotermas de sorção de água em alimentos. Os melhores métodos existentes atualmente são o higrômetro eletrônico e o higrômetro de ponto de orvalho. A principal desvantagem desses métodos é seu custo elevado, o que os torna inacessíveis a uma parcela significativa da indústria de alimentos brasileira. Um novo método foi proposto para ser usado na indústria e deve reunir as características de rapidez suficiente e baixo custo.
Palavras-chave em inglês
methods to amsure water activity
water activity
Resumo em inglês
Water activity is one of the most important parameters for the food industry. There are many methods to measure water activity and each one of them has its handicaps. Several of the available methods to measure water activity were studied considering their technical details, handling of the equipment, measurement speed, measurement range, calibration of the equipment, repeatability and reproducibility and cost. Water activity data of saturated and unsaturated salt solutions and sulphuric acid solutions from various sources are compared. The purpose is to provide standards to be adopted by the different methods to measure water activity. The mathematical models of Brunauer, Emmett and Teller and Guggenheim, Anderson and De Boer for estimating sorption isotherms are presented. The many uses of water activity and sorption isotherms are also discussed. The best methods to measure water activity that exist nowadays are the electric hygrometers and the dew point hygrometer. The main disadvantage of these methods is that their cost is far too high for a significant part of the Brazilian food industry. A new method to measure water activity is proposed that should combine the speed required by the food industry and a low cost.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
tde.pdf (599.14 Kbytes)
Data de Publicação
2001-12-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.