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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-27072007-160311
Documento
Autor
Nome completo
Cláudio Marcos Vigna
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Miyake, Dario Ikuo (Presidente)
Alves, João Murta
Muscat, Antônio Rafael Namur
Título em português
Capacitação das operações internas para a customização em massa: estudos de casos nas indústrias brasileiras.
Palavras-chave em português
Capacitação organizacional
Customização em massa
Indústria automobilística e de alta tecnologia
Resumo em português
A Customização em Massa é uma estratégia de negócios relativamente recente que foi idealizada em meados dos anos oitenta, emergiu no meio empresarial em meados dos anos noventa, e, desde então tem sido adotada por muitas empresas devido ao diferencial competitivo que propicia. O objetivo desta estratégia é atender os desejos individuais dos clientes em grande escala e com maior lucratividade para a empresa. A adoção bem sucedida da Customização em Massa exige profundas alterações em áreas críticas das empresas. O objetivo do presente trabalho é, num primeiro momento, avaliar quais são essas áreas críticas que necessitam mudanças, e num segundo momento, quais são os elementos capacitadores necessários. O trabalho apresenta um modelo conceitual de definições sobre capacitação organizacional, competência funcional, técnicas operacionais e recursos organizacionais. Posteriormente verificou-se a influência destes elementos nos processos e como se dá a aplicação dos mesmos em diferentes setores industriais. A realização deste estudo baseou-se em cleta de dados por meio de questionários e na aplicação do método de estudo de caso em empresas de dois setores industriais, o automobilístico e o de alta tecnologia. A escolha destes setores justifica-se pelo fato deles se encontrarem, historicamente, na vanguarda da adoção das melhores práticas empresariais. Como resultado constatou-se que determinados elementos capacitam a empresa para a Customização em Massa em um setor mas não para outro, ou seja, não existe uma solução genérica para a capacitação organizacional em Customização em Massa. Observou-se também que a simples adoção dos elementos capacitadores não gera a competência funcional requerida em determinada área crítica para a geração desta capacitação organizacional; é também necessário que haja sinergia na aplicação destes elementos.
Título em inglês
Enablers in internal operations to mass customization: case of brazilians industries.
Palavras-chave em inglês
Automobile and high technology industry
Enterprise competence
Mass customization
Resumo em inglês
The customization is a recent strategy that appeared in the middle of 80's and currently it emerged in the enterprise environment. Such strategy has been adopted for many companies due to the competitive differential that it supplies. The objective of this strategy is to fulfill the most specific customers' desires in large-scale and with increasing profitability to the company. The successful adoption of Mass Customization demand deep changes in many critical areas of the enterprise. The purpose of this paper is to analyses which are the critical areas that need to be changed, and which are the Mass Customization enablers. This research presents a conceptual definitions for resources, operational techniques, competences, and organizational capabilities required for Mass Customization. The paper presents a literature review on the issue of planning and deploying Mass Customization initiatives pointing out important resources and techniques that have been adopted by the adherents of this new strategy. It was perceived the influence of these enablers in its respective processes and its different applications in different industrial sectors. To this was adopted the method of case survey in two differents sectors, the automobile and high technology. This choice was proposital because this sector are in the vanguard of the best practices adoption. To have a valid classification of the enablers was elaborated two models. As a result was perceived that some enablers could be applied to one sector and not applied in others to reach the Mass Customization capacity. It does not exist a generic solution for a Mass Customization strategy adoption, because different sectors demands different enablers. It was also observed that the simple adoption of this enablers does not generate the enterprise competence demanded, being necessary the existence of a synergy between and focus of these enablers.
 
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Dissertacaoparte2de2.pdf (832.04 Kbytes)
MPROedrev.pdf (43.73 Kbytes)
Data de Publicação
2007-08-24
 
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