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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Leandro Alves Patah
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Marly Monteiro de (Presidente)
Csillag, João Mário
Toledo, Nilton Nunes
Título em português
Alinhamento estratégico de estrutura organizacional de projetos: uma análise de múltiplos casos.
Palavras-chave em português
administração de projetos
estratégia empresarial
estrutura organizacional
Resumo em português
Porter (1996) argumenta que a essência da estratégia permanece em escolher atividades a serem feitas de uma maneira diferente. O planejamento estratégico pode ser definido como o processo de criação e implementação de decisões sobre o futuro de uma organização (KERZNER, 2002). Outro conceito atualmente em uso é o gerenciamento de projetos. Hoje, é necessária uma estratégia gerencial que utiliza as unidades operacionais para conduzir o trabalho, checar a eficiência e manter informado o alto nível gerencial. A metodologia de gerenciamento de projetos pode fazer tudo isto e é a maneira escolhida por muitas empresas para gerenciar seus aspectos críticos dos negócios (CLELAND; IRELAND, 2000). King (1978) diz que os projetos podem unificar as estratégias e disseminá-las pelas áreas da corporação. Um gerenciamento de projetos de sucesso requer o preenchimento da lacuna entre a visão da empresa e seus projetos (DINSMORE, 1998). Esta é a maneira pela qual as estruturas de projetos, tais como a funcional, a projetizada e a matricial e o PMO (Project Management Office), estrutura que aplica os conceitos de gerenciamento de projetos dentro de uma empresa, podem ajudar a gerar resultados planejados na estratégia da mesma, através do gerenciamento de projetos. Os modelos e as configurações de estruturas organizacionais devem ser analisados pensando-se nas configurações gerais e de manufatura da estratégia de uma organização e sua posição na matriz volume-variedade (PORTER, 1979); (SLACK et al., 1996). As empresas devem procurar se organizar de uma melhor maneira para gerenciar seus projetos, fazendo o alinhamento entre as características temporais dos mesmos e decidindo como elas irão se estruturar para executar seus projetos. A seleção da correta estrutura pelas empresas será estratégica no sucesso dos projetos gerenciados por elas. Quando estes projetos são gerenciados por grandes empresas, o risco dos mesmos não se tornarem um sucesso, por uma deficiente estrutura organizacional, é muito alto. E o impacto financeiro, devido a uma deficiente estrutura organizacional, também é muito alto, sendo proporcional ao tamanho do projeto. Para esta dissertação, a opção metodológica adotada foi a análise de múltiplos estudos de casos, selecionando três empresas dos seguintes segmentos: cosméticos, eletro-eletrônico e aeroespacial. Os principais elementos investigados no estudo de campo foram: categorização das empresas, o papel estratégico das atividades de gerenciamento de projetos, a estrutura de gerenciamento de projetos existente e os investimentos em atividades relacionadas ao gerenciamento de projetos. Após a condução das entrevistas, foi feita uma análise relacionando as funções adotadas na prática pelas empresas estudadas, com as funções que, teoricamente, seriam as mais apropriadas para as empresas de cada segmento de negócios, quando da implantação de estratégias através de uma estrutura organizacional.
Título em inglês
Strategical alignment of project organizational structure: an analysis of multiple cases.
Palavras-chave em inglês
organizational structure
project management
strategy
Resumo em inglês
Porter (1996) argues that the strategy’s essence remains in choosing the activities to be made in a different way. The strategic planning could be defined as the process of creating and implementing decisions about the organization future (KERZNER, 2002). Another concept actually in use is the project management. Today is necessary a management strategy that uses the operational unities to carry out the work, check the efficiency and send information to the senior management. The project management methodology could do all this work and is the way chosed by many companies to manage their business critical aspects (CLELAND; IRELAND, 2000). King (1978) says that the projects can unify the strategies and spread them to the corporation areas. A well succeed project management requires the fulfillment of the lacuna between the company vision and the ongoing projects (DINSMORE, 1998). That’s the way the project structures such as functional, projectized and matrix and the PMO (Project Management Office), structure that applies the project management concept inside an organization, could help to change the company strategy into results through project management. The organizational structures models and configurations should be analyzed thinking about general and manufacture strategy’s configuration of an organization and your position in the volume-variety matrix (PORTER, 1979); (SLACK et al., 1996). Companies should try to organize themselves in a better way to project management, making the alignment to the project temporal characteristics and deciding how they will be structured to execute their projects. The selection of the correct structure by companies will be strategic in the success of the projects managed by them. When these projects are managed by huge companies, the risk of the projects turning not succeed, by a deficient organizational structure, is too high. And the financial impact will be proportional to the project size. So, to this research, the methodological option adopted was the multiple study cases, selecting three companies from the following segments: cosmetics, electric-electronic and airspace. The main elements investigated in the field study were: categorization of the company, the strategical hole of the project management activity, the existed project management structure and the investments in activities related to project management. After the conduction of the interviews, an analysis was made relating the structure’s functions adopted in the practice by the studied companies, with the functions that, theoretically, were the more appropriated ones to the companies of each business segment, when the strategies would be implemented through a structure of these kinds.
 
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Data de Publicação
2004-07-16
 
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