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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2006.tde-15092006-110436
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Marotti de Mello
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Marx, Roberto (Presidente)
Dias, Ana Valéria Carneiro
Salerno, Mario Sergio
Título em português
Manutenção da capacidade inovadora na externalização do desenvolvimento de produtos: o caso da indústria automobilística.
Palavras-chave em português
Desenvolvimento de produtos
Indústria automobilística
Inovações tecnológicas
Resumo em português
Mello, Adriana Marotti de - Manutenção da Capacidade Inovadora na Externalização do Desenvolvimento de Produtos: O Caso da Indústria Automobilística. 2006. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2006. Com o objetivo de diversificar o portfolio de produtos e reduzir prazos e custos de desenvolvimento, cada vez mais as empresas externalizam o Desenvolvimento de Produtos (DP) para fornecedores. Se por um lado, o maior envolvimento de fornecedores garante acesso a novas tecnologias, por outro lado pode no longo prazo impactar negativamente na capacidade inovadora da empresa, através da dependência do conhecimento de seus fornecedores. Então, como poderia uma empresa manter sua capacidade inovadora mesmo com a externalização do DP? Este trabalho tem como objetivo discutir essa questão, analisando quais seriam as variáveis mais relevantes que interfeririam na manutenção da Capacidade Inovadora da empresa, quando esta externaliza o Desenvolvimento de Produtos. Através de pesquisa bibliográfica e empírica, conclui-se que a manutenção da Capacidade Inovadora, quando da externalização do DP, poderia ser afetada pela manutenção docontrole sobre Conhecimento de arquitetura do produto, pela Trajetória da Empresa, pela Estrutura de Poder na Cadeia de Suprimentos e pela Estratégia de Produto. Foi realizado um estudo de múltiplos caso sobre o processo de desenvolvimento de um veículo popular no Brasil em comparação com outros projetos desenvolvidos pela mesma empresa, especificamente sobre o desenvolvimento dos módulos cockpit e bancos. Dados forma obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas com executivos e engenheiros das áreas de Engenharia e Suprimentos da montadora e de seus fornecedores. A estratégia de envolvimento de fornecedores no seu desenvolvimento foi estudada em detalhes. A principal conclusão deste trabalho é que dentro da atual configuração da arquitetura de produto e da estrutura da indústria automobilística, é a montadora que ainda possui a Capacidade Inovadora no mercado de automóveis e como a influência de cada variável identificada explicaria este fato.
Título em inglês
Innovative capacity maintenance by automakers in a product development outsourcing scenario - the case of brazilian automotive industry.
Palavras-chave em inglês
Automotive industry
Product development
Technological innovation
Resumo em inglês
Mello, Adriana Marotti de - Innovative Capacity Maintenance by Automakers in a Product Development Outsourcing Scenario – The case of Brazilian Automotive Industry. 2006. Dissertation (Master) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2006. In order to diversify product portfolio and reduce development costs and timing, firm tend to outsource New Product Development (NPD) to suppliers. This could affect innovative capacity of the firm that outsources NPD in two different ways: there could be significant technological contribution from the supplier’s technical expertise, or, in the long range, could mean dependence and hollowing out its own knowledge base. But how could firms enjoy benefits of NPD outsourcing without hollowing out their knowledge base? This study attempts to discuss this question, analysing which variables would have significant impact on the maintenance of firm Innovative Capacity, with the outsourcing of NPD activities. Through bibliographic review and empiric research it was possible to conclude that Innovative Capacity Maintenance when NPD is outsourced, could be affected by factors such as maintenance of control over product Architectural Knowledge, Historical Path of the Firm, Supply Chain power structure and Product Strategy. A multiple cases study was conducted about the development of a new vehicle in Brazil. This case was compared to other projects developed by the same firm with different outsourcing strategies. The cockpit and seats modules were studied as our cases and data was gathered based on interviews with Development and Procurement Executives in automakers and their suppliers. The strategy applied for supplier involvement in development and the relationship between automakers and suppliers were studied in detail. The main conclusion of this work suggests that Brazilian automakers are, so far, with the current automotive industry and product architecture structure, being able to maintain their Innovative Capacity even with their initiatives of outsourcing NPD activities and also showed the contribution of each one of the variables listed above.
 
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AdrianaMarottiMello.pdf (636.40 Kbytes)
Data de Publicação
2006-12-19
 
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