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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2008.tde-01062009-161852
Documento
Autor
Nome completo
Maria Alice Braga Frontini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Laurindo, Fernando José Barbin (Presidente)
Amato Neto, João
Campanário, Milton de Abreu
Costa, Sérgio Eduardo Gouvêa da
Pessôa, Marcelo Schneck de Paula
Título em português
Convergência digital e a telefonia móvel: implicações à gestão estratégica e à inovação.
Palavras-chave em português
Estratégia organizacional
Inovações tecnológicas
Telefonia móvel
Resumo em português
O setor de telecomunicações, mundial e brasileiro, vive um momento de pressão por rentabilidade e competitividade das empresas. Adicionalmente, a variedade de soluções tecnológicas traz incertezas quanto à adoção dos usuários às novas tecnologias e à identificação e implantação de modelos de negócios sustentáveis. Esta pressão por competitividade leva as operadoras a adotarem uma atitude de liderança perante a inovação, objetivando a diferenciação e manutenção das margens. Um dos elementos diferenciadores das operadoras móveis está situado na inovação decorrente da convergência digital, entre as tecnologias de redes de comunicação, de processamento e de apresentação das informações. Apesar da convergência digital existir tecnologicamente desde a década de 60 com o advento do protocolo TCP/IP, é atualmente que se observa o surgimento de novos modelos de negócios e de produtos e serviços convergentes, baseados em novos atributos de valor fornecidos ao consumidor final. Nesta conjuntura de elevada competitividade e incerteza, julga-se relevante que as iniciativas estratégicas relativa à inovação sejam adequadamente geridas, especificamente aquelas referentes à convergência digital, para que se tornem elementos diferenciadores e sustentadores da competitividade empresarial. A pesquisa em questão visa identificar e analisar os impactos na gestão estratégica orientada à inovação, decorrente da convergência digital entre tecnologias de processamento de dados (informática) e redes de transmissão de voz e dados (telecomunicações), limitados à telefonia móvel brasileira. Neste trabalho utiliza-se o conceito amplo de Tecnologia da Informação (TI) atribuído por Porter e Millar (1987), onde TI inclui os sistemas de informação, o uso de hardware e software, telecomunicações, automação e recursos multimídia para o tratamento e uso de dados, informações e conhecimento. O método de pesquisa adotado é estudo de caso, a fim de construir um roteiro de investigação e análise, e identificar possíveis ajustes ou complementos ao campo teórico da gestão estratégia, a partir das experiências das operadoras móveis brasileiras. Através do método de pesquisa escolhido, objetiva-se responder as seguintes perguntas: Por que a convergência digital entre telecomunicações e informática traz implicações à gestão estratégica orientada à inovação na telefonia móvel? Existem características preponderantes ou específicas na convergência digital entre telecomunicações e informática na telefonia móvel, que justifiquem mudanças no campo teórico da gestão estratégica e da gestão tecnológica orientada à inovação? Como devem ser tratados os modelos de gestão estratégica nas organizações de telecomunicações, perante a convergência digital entre telecomunicações e informática? Para identificação de complementos ao campo teórico, são selecionadas três operadoras móveis brasileiras, empresas relevantes e com posicionamentos distintos perante a convergência digital e ao sistema de valor convergente entre telecomunicações e informática. Os principais resultados alcançados no estudo realizado são: a proposta de um complemento ao modelo da convergência digital proposto por Fransman (2001), a fim de capturar aspectos dinâmicos da competição e colaboração entre os setores econômicos implicados, diferenciando-os pelos tipos de convergência digital; a identificação de uma trajetória comum às operadoras móveis brasileiras frente a convergência digital. Finalmente, considera-se esta pesquisa relevante. Pois as operadoras móveis brasileiras têm uma atitude de liderança na adoção e disseminação da inovação decorrente da convergência digital, e seus modelos e práticas de gestão são tratados tradicionalmente como investimentos em P&D ou em inovação de produtos e serviços.
Título em inglês
Digital convergence and mobile telecommunications: Implications toward strategic management and innovation.
Palavras-chave em inglês
Mobile telecommunications
Strategic management
Technological innovations
Resumo em inglês
Telecommunications industry faces fierce competition both locally and globally, in which innovation plays a significant role for companies competitiveness and prosperity. In addition, a variety of technological solutions brings up uncertainty about users embracing to new technologies and about businesses models profitability. One element that enables mobile operators to differentiate is the innovation triggered by digital convergence of the following technologies: information processing, distribution and presentation. Though digital convergence appeared in the sixties with TCP/IP protocol, in fact, it is nowadays that new convergent products or services are available to end customers. Under these circumstances of fierce competition and uncertainties, it is relevant that strategic initiatives become properly managed, specifically the ones related to innovation based on digital convergence, in order to enable sustainable competitive advantage. This research aims to identify and analyze implications of digital convergence between telecommunications and IT toward strategic management, specifically in Brazilian mobile industry. In this project IT is applied within a broad concept proposed by Porter and Millar (1987), in which it encompasses information systems, hardware/software, telecommunications, automation, multi-media resources to treat and use data, information and knowledge. Case study is the method chosen. Brazilian mobile operators are investigated in order to build a framework for assessing the impacts of digital convergence, and to identify potential adjustments or extensions to strategic management theory. This research intends to answer: Why does digital convergence between telecommunications and IT impact strategic management related to innovation in the mobile telecommunications industry? Are there any dominant or specific characteristics of digital convergence between telecommunications and IT in the mobile industry, which justify changes in strategic management or in innovation technology management theories? How should be treated strategic management models in telecommunications industry, to accommodate implications of digital convergence between telecommunications and IT? In order to accomplish the investigation, three relevant Brazilian mobile operators are chosen to participate on this research. Each company has a different position in the convergent value system between telecommunications and IT, and on the type of convergence focused. The main results achieved are: a proposed complement to Fransmans digital convergence model (2001), in order to capture the dynamic aspects of competition and collaboration within the convergent industries; an identification of a common trajectory among Brazilian mobile operators within the digital convergence business environment. This research project can be considered relevant. Due to the fact that Brazilian mobile operators take in one hand a lead attitude in disseminating innovations based on digital convergence; in the other hand a conventional attitude in managing it as R&D investments.
 
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Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-07-06
 
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  • FRONTINI, Maria Alice, VASCONCELLOS, Eduardo Pinheiro Gondim de, e LAURINDO, F. J. B. Estudo de caso sobre gestão tecnológica e competitividade em uma operadora de telefonia móvel brasileira. Revista Produção Online [online], 2008, vol. 8, p. 1-19. Dispon?vel em: http://www.producaoonline.libertar.org/index.php/rpo/index.
  • FRONTINI, Maria Alice, and LAURINDO, F. J. B. Digital Convergence in Mobile Telecom: a Trajetory for Competitve and Innovative Operations. In ICIEOM 2008 - XIV International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, Rio de Janeiro, 2008. Proceedings of XIV ICIEOM / Anais do XXVIII ENEGEP.Rio de Janeiro : ABEPRO, 2008. Available from: http://www.abepro.org.br/indexsub.asp?m=661&ss=21&c=664.
  • FRONTINI, Maria Alice, and LAURINDO, F. J. B. Digital Convergence In Mobile Telecom: Implications To Innovation Management. In 4th International Conference on Production Research - ICPR Americas 2008, São Paulo, 2008. Proceedings of ICPR Americas 2008.São Paulo : Departamento de Engenharia de Produção -Poli - USP, 2008. Available from: http://www.icpramericas2008.net/index.asp?ss=29&m=698&c=642.
  • FRONTINI, Maria Alice, e LAURINDO, F. J. B. Avaliando Investimentos em TI Através de Real Options. In SIMPEP - SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, IX, Bauru, 2002. Anais dp IX SIMPEP., 2002. Dispon?vel em: http://www.simpep.feb.unesp.br.2002.
  • FRONTINI, Maria Alice, e LAURINDO, F. J. B. THE EVALUATION OF IT INVESTMENTS THROUGH REAL OPTIONS. In IRMA 2006 - Information Resources Management Association International Conference, Washington, 2006. Proceedings of IRMA2006:Emerging Trends and Challenges inInformation Technology Management.Hershey : Idea Group Publishing, 2006.
  • FRONTINI, Maria Alice, LAURINDO, F. J. B., e CARVALHO, M.M. Decisões estratégicas e organizacionais orientadas à inovação em um contexto de convergência digital. In XXIV ENEGEP - ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Florianópolis, 2004. XXIV ENEGEP - ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.Florianópolis : ABEPRO, 2004. Dispon?vel em: http://www.simpep.feb.unesp.br.
  • FRONTINI, Maria Alice, PLONSKI, Guilherme Ary, and LAURINDO, F. J. B. Innovation Management in theTelecommunications: Reflections about regulation Model and Digital Convergence Environment in Business. In Poms 2006 - Conference of Production and Operations Society, Boston, 2006. Proceedings of the POMS 17th Conference., 2006.
  • FRONTINI, Maria Alice, PLONSKI, Guilherme Ary, e LAURINDO, F. J. B. Gestão Da Inovação No Setor De Telecomunicações Brasileiro Reflexões Sobre O Modelo Regulatório Em Um Contexto De Convergência Digital. In ALTEC2005 - XI SEMINARIO Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica, Salvador, 2005. Memorias ALTEC 2005:Innovación Tecnológica, Cooperación e Desarrollo.São Paulo : PGT, 2005.
  • FRONTINI, Maria Alice, SBRAGIA, Roberto, e LAURINDO, F. J. B. Gerenciamento de Portfolio de Projetos Orientados à Inovação. In XXIV Simposio de Gestão da Inovação Tecnológica, Gramado, 2006. XXIV Simposio de Gestão da Inovação Tecnológica.São Paulo : ANPAD, 2006.
  • FRONTINI, Maria Alice, VASCONCELLOS, Eduardo Pinheiro Gondim de, e LAURINDO, F. J. B. Technology management and competitiveness - a case study in a Brazilian Mobile Telecom Company. In ICPR 2006 International Conference on Production Research - Americas, Curititba, 2006. Proceedings of ICPR 2006.Curitiba : PUC PR, 2006.
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