• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2001.tde-16012002-132409
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Gomes Fernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Botter, Rui Carlos (Presidente)
Brinati, Marco Antonio
Gualda, Nicolau Dionisio Fares
Título em português
Modelo econômico-operacional para análise e dimensionamento de terminais de contêineres e veículos.
Palavras-chave em português
containers
contêineres
modelo
portos
simulação
terminais
Resumo em português
Com a crescente demanda do transporte multimodal conteinerizado verificado no Brasil, o gerenciamento dos processos logísticos associados ao transporte e às operações portuárias tornou-se uma atividade complexa, envolvendo uma vasta quantidade de variáveis que interferem no desempenho das operações. Na atual conjuntura, a busca pela eficiência nos processos logísticos constitui um fator primordial nesta área. A utilização da simulação como ferramenta permite a visualização minuciosa no desempenho dos recursos utilizados demonstrando ser uma ferramenta poderosa e muito eficiente nas tomadas de decisões e solução de problemas. O modelo computacional desenvolvido permite avaliar as configurações criadas e os arranjos dos equipamentos utilizados, bem como uma variação do número de equipamentos, isto é, uma completa simulação do sistema portuário. Essa simulação, baseada numa movimentação estimada, permitirá o cálculo dos tempos de espera em fila, tempo de atendimento, taxa de ocupação dos equipamentos. Pode-se também variar os arranjos internos do terminal, alterando os tempos das operações envolvidas, podendo assim melhorar o terminal reduzindo tempos de espera e os custos por contêiner movimentado. Em resumo, o trabalho propõe uma metodologia que permite criar arranjos de um terminal de contêineres e veículos, melhorá-los através do modelo de simulação e calcular qual os custos desse terminal, baseando-se na previsão de movimentação de cargas. As melhorias propostas nos arranjos têm como objetivo melhorar a eficiência do terminal, de forma que os custos por unidade de carga movimentada sejam reduzidos, melhorando assim a taxa interna de retorno do investimento.
Título em inglês
Economical and operational model for analisis and design of containers and vehicles terminals.
Palavras-chave em inglês
ports
simulation
terminals
Resumo em inglês
With the growing demand of the containerized multi-modal transport verified in Brazil, the logistics management processes in associating with the transport and the port operations became a complex activity, involving a great number of variables that interfere in the operation performance. In the current conjuncture, the search for the efficiency in the logistical processes constitutes a primordial factor in this area. The use of the simulation allows to model complex systems, being a very powerful and efficient tool as a decision-making in working out problems. In this context a simulation model associated with a spreadsheet cost was elaborated to allow the design of the port system in which will operate containers and vehicles, permitting to test a set of resources levels, for example: the number of reach stackers, trucks and ship-to-shore cranes. The model allows to choose the demand of containers (TEU per year) and vehicles (units per year), number of berths, ship-to-shore cranes, reach stackers, also the other parameters like as the operational average times for each equipment. After the simulation of the port system for a defined period of time, we are able to analyse the design of the port equipments and the operational cost and investments. It may realize with a sensibility analyses on the system parameters and verify those influences in the final cost.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2002-02-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.