• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2012.tde-28022013-090611
Documento
Autor
Nome completo
Patricia Valeria Sertorio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima (Presidente)
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
Bredariolli, Rita Luciana Berti
Título em português
Relações entre arte e público no MASP: um olhar do presente em direção a 1970
Palavras-chave em português
Arte - educação
Curadoria
Mediação educativa
Meditação
Museu
Resumo em português
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as relações entre arte e público, ou seja, a mediação e os agentes de mediação que se estabeleceram no sistema da arte. O estudo compreende as mudanças ocorridas nas relações entre arte e público a partir do século XVIII, o surgimento dos museus modernos, e o trabalho realizado no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, desde sua criação, investigando as origens filosóficas e educacionais que nortearam as propostas dos agentes mediadores que atuaram no Museu. Com base em material documental e entrevistas, procurou-se esclarecer como foi feita a mediação educativa na década de 1970, e refletir sobre a contribuição dessas propostas de mediação para o Serviço Educativo do MASP atuante hoje.
Resumo em inglês
The present study aims to reflect about the relationship between art and public, that is, mediation and the conciliation officers who settled in the art system. The study comprises changes in the relationship between art and audience from the 18TH century, the emergence of modern museums, and the work done at the Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, since its inception, investigating the philosophical and educational backgrounds that guided the proposals of the mediators who worked at the Museum. Based on documentary material and interviews, sought to clarify how the educational mediation was made in the 1970. Based on documentary material and interviews, sought to clarify how the educational mediation was made in the 1970, and reflect on the contribution of these mediation proposals for the educational service of the MASP active today.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PatriciaCorrigido.pdf (5.60 Mbytes)
Data de Publicação
2013-02-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.